AD Diper, Governo do Estado de Pernambuco e SEBAE-PE visitam a COOPAVE em São Bento do Una-PE

 

No dia 09 de janeiro, a recém criada Cooperativa dos Avicultores de São Bento do Una-PE, recebeu a visita de representantes da AD Diper, Governo do Estado de Pernambuco e SEBRAE-PE

 

Os gestores tem a missão de acompanhar projetos de destaque e identificar novas iniciativas. 

 

Com o objetivo de avaliar e conhecer de perto o andamento do projeto que teve início em 2018, o Gerente de Arranjos Produtivos Locais da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco – AD Diper, Álvaro Eugênio, o Secretário Executivo de Relaçōes Institucionais, Albérico Rocha e a Gerente Regional do SEBRAE-PE, Gerlane Melo, conversaram com a diretoria e cooperados. Também escutaram as demandas do setor avícola, de modo a reforçar a parceria já existente e tentar solucionar os próximos gargalos que a cooperativa venha a ter.

 

 

Álvaro Eugenio e Albérico Rocha apresentaram o Programa de Fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais, o Força Local. O programa tem como principais seguimentos apoiados: Agricultura; alimentos e bebidas; apicultura; bovinocultura de leite; caprinocultura, confecção; moda; economia criativa; gesso; indústria; piscicultura e tecnologia da informação. Até 2022 o programa investirá R$ 20 milhões, que serão disponibilizados através de várias chamadas públicas para a apresentação e propostas e celebração de convênios com entidades sem fins lucrativos. 

 

 

A COOPAVE com o apoio do SEBRAE apresentará projetos para participar do programa Força Local. A primeira proposta será apresentada com o intuito de adquirir um caminhão para otimizar a entrega de toda a produção.

 

 

 

 

 

“O objetivo da visita foi conhecer a Cooperativa Coopave e entender seus gargalos para que, juntos, possamos desenvolver o arranjo produtivo da avicultura de postura tão importante economicamente para o Estado de Pernambuco”.

Álvaro Eugênio

 

A cooperativa foi criada através de um convênio entre o Sebrae e a AD Diper, com o apoio da Prefeitura de São Bento do Una-PE / Sec. de Planejamento e Gestão / Sala do Empreendedor. Ao longo desses quase 2 anos de projeto, muitas consultorias técnicas foram realizadas, assim, fortalecendo o projeto e ajudando os pequenos produtores. Durante o ano de 2020 haverá a continuidade de consultorias e reuniões técnicas com o intuito de capacitar de desenvolver o empreendedorismo/cooperativismo entre os produtores.

 

 

A visita aconteceu no Centro de Processamento de Ovos da COOPAVE, localizado no Sítio Gravatá, na propriedade de um dos cooperados. 

 

 

 

Fotos: Eduardo Valença

Compartilhe:

Deixe um comentário