Médico veterinários privados do Estado de São Paulo que atuam nas áreas de avicultura de reprodução, de postura ou de corte, terão a oportunidade de participar de um curso para a habilitação de emissão de GTA (Guia de Trânsito Animal) em 18 de março de 2020, durante a realização doo XVIII Congresso de Ovos promovido pela APA (Associação Paulista de Avicultura (17 a 119 de março de 2020, em Ribeirão Preto, SP).
O treinamento terá duração de 8 horas, em uma promoção da APA e realizado pelo Serviço Veterinário Oficial Federal – SVO/SP-MAPA) e Estadual de São Paulo (CDA, Coordenadoria de Defesa Agropecuária. O programa final será divulgado em breve no site do Congresso de Ovos (www.congressodeovos.com.br).
Haverá palestras sobre O Programa Estadual de Sanidade Avícola, requisitos e atribuições da habilitação, ética e práticas sobre o Sistema Gedave (Gestão de Defesa Animal e Vegetal).
O GTA é o documento obrigatórios para movimentação de aves, ovos férteis, e aves de um dia para qualquer finalidade, seja de produção de carne, ovos ou reprodução e só pode ser expedida para aves oriundas de estabelecimentos que cumpram a legislação vigente. A habilitação de médicos veterinários da inciativa privada para a emissão de GTA é concedida para as unidades administrativas onde seja insuficiente ou não e existam médicos veterinários ou funcionários autorizados dos órgãos oficias de defesa para a emissão dessa guia.
Essa habilitação é concedida após realização de curso específico promovido pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo em conjunto com o Ministério da Agricultura, órgão responsável pela emissão da postura do habilitado, com a colaboração da Associação Paulista de Avicultura (APA).
Os médicos veterinários habilitados só poderão emitira GTA nos municípios e para as espécies especificadas pela Superintendência Federal de Agricultura (SFA). Além disso, a emissão do documento fica condicionada à assistência veterinária aos rebanhos de onde se originam os animais, aos registros dos estabelecimentos de procedência e ao cumprimento das exigências de ordem sanitária estabelecidas para cada espécia
Pré-requisitos para a participação no curso:
- Graduação em medica veterinária
- Certidão negativa junto ao CRMV-SP à época da habilitação
O candidato somente poderá optar por uma finalidade de habilitação das seguintes oferecidas:
- Aves e ovos férteis
- Animais de laboratório
Inscrições e mais informações em: http://congressodeovos.com.br/index/index.php/medvet.
Mais informações sobre a habilitação de médicos veterinários privados para a emissão de GTA podem ser encontradas em:
O Congresso de Ovos tem o apoio da Facta (Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas) e da CDA (Coordenadoria de Defesa Agropecuária) e IOB (Instituto Ovos Brasil).
Entre os patrocinadores da edição 2020 já estão confirmadas as empresas:
Agroceres, Adisseo, Alltech, Amicil, Anco, Artabas, Big Dutchman, Biocamp, Biovet, Boeringher Ingelheim, Biosyn, BTech/ Pancosma, Chr. Hansen, Cargill, Ceva Saúde Animal, Cinergis, Desvet, Elanco, Evonik, Granja Fujikura, Kilbra, Lohmann do Brasil, Lubing, MCassab, MixxNova, MSD, Novogen, Núttria, Oceana Minerais, Plasson, Poli-Nutri, Sanphar, Trouw Nutrition (Fatec), Uniquímica, USP, Vaccinar, Vencomatic, Yamasa, Yes, Zoetis.
As mídias parceiras são:
Avicultura Industrial, A Hora do Ovo, AviSite, Avinews, Feed&Food, O Presente Rural e OvoSite e Avicultura do Nordeste.
Fonte: Assessoria de Imprensa Congresso de Ovos – APA