Deputado Estadual Aglailson Victor apresenta projeto que dá ao município de São Bento do Una-PE o título de Capital do Ovo

No dia 28/02, o Deputado Estadual Aglailson Victor (PSB), apresentou a proposta para a aprovação do Projeto de Lei 54/2019, que confere ao município de São Bento do Una-PE o título de “CAPITAL DO OVO”. 

 

 

É de grande importância uma ação como essa, onde o poder púbico começa a reconhecer os esforços de trabalho e investimento realizado por pequenos e grande produtores que, ao longo de décadas, conseguiram construir com muito esforço uma cadeia produtiva que alimenta e gera renda para milhares de famílias. 

 

 

A baixo, o texto que o Dep. Aglaison apresentou como justificativa:

São Bento do Una-PE, conhecida com a “Capital do Ovo”, tem como base de sua economia a produção de aves e ovos, onde se produz 57,87 ovos por segundo, chegando a 5 milhões por dia, o que faz deste Município o maior produtor de ovos de Pernambuco e Nordeste. Com isso, eleva nosso estado de Pernambuco a ocupar a quarta posição em produção a nível nacional, segundo a Associação Avícola de Pernambuco (AVIPE).

     A Feira de Avicultura do Nordeste, sediada em São Bento do Una, surgiu de uma tradição bastante particular desse município, que é a “Corrida da Galinha”. A fama da Capital do Ovo deu origem ao nome dessa tradição cultural da região. Todo esse potencial vem chamando a atenção das empresas do setor avícola de todo o País. No ano de 2018 a Feira de Avicultura vendeu os 70 estandes disponíveis para empresas no espaço de exposições.

     O Título de “Capital do Ovo” tornará a cidade de São Bento do Una ainda mais conhecida, ao mesmo tempo em que oficializará essa condição através de Lei, o que atrairá um número maior de produtores e distribuidores do ramo. O fato é que, o comércio e o fornecimento de produtos entre empresas que atuam na a mesma área é de fundamental importância para aquecer/fomentar a economia local. Os benefícios são inúmeros e todos da localidade e região saem ganhando, especialmente a população. Daí a importância da Proposição.

     Sabe-se que, o comércio local tem grande relevância para geração de empregos, e surgimentos de mais oportunidades em diferentes segmentos; quanto mais há atividade comercial em uma localidade, maior é a geração de oportunidades de emprego. Por outro lado, também incentiva o empreendedorismo local, em especial o pequeno empreendedor.

     Por fim, com mais empresas locais se fortalecendo ou até mesmo nascendo, haverá mais arrecadação para o município de São Bento do Una em impostos. Significa, com isto, presença de efeito positivo para a população local e região, cujos valores se revertem em melhorias na infraestrutura, segurança, educação e saúde, ou seja, melhoria nas condições de vida em geral.

 

Como visto a cima, o título foi aprovado e publicado oficialmente no diário oficial.

 

FONTE: ALEPE – Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco
http://www.alepe.pe.gov.br/proposicao-texto-completo/?docid=3213&tipoprop=p

FOTOS: Elvio Luís

 

 

Compartilhe:

Deixe um comentário