Os desafios tecnológicos da avicultura de postura em Pernambuco

A produção de ovos em Pernambuco (214.930 mil dúzias) correspondeu a 30% da produção das regiões Nordeste e Norte

 

Imagem: A Hora do Ovo – Elenita Monteiro

 

Estatísticas do IBGE indicam que os quatro estados (na ordem: SP, ES, MG e PE) com maior produção de ovos para consumo produzem 61,6% do total nacional.

Fundamentado no relatório da ABPA (2018) em termos de alojamento de pintainhas, em 2017, Pernambuco teve uma participação de 7,03% do total alojado no país. Este cenário coloca o estado em quarto no ranking nacional e primeiro no ranking do Nordeste. Os quatro estados que mais alojaram (SP, MG, ES e PE) totalizaram 60,5% dos alojamentos para postura.

Segundo a estimativa da AVIPE (Associação Avícola de Pernambuco) a produção estadual de ovos em 2018 foi de 10 milhões de unidades ao dia o que seria o equivalente a um ovo ao dia por pernambucano, bem acima da média nacional.

 

Imagem: Recorte/Matéria Tv Asa Branca

 

Veja a íntegra do artigo de Jorge Vitor Ludke – Agrônomo, Pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, colaborador NTPA – Núcleo Temático Produção de Aves, Jorge Luiz Araújo da Silva – Médico Veterinário, consultor em Agronegócio, Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFPE, Maria do Carmo Mohaupt Marques Ludke – Zootecnista, Professora de Nutrição de Não Ruminante do Departamento de Zootecnia da UFRPE e Jungi Iwata – Administrador de Empresas, Empresário, Granja Iwata, INPROVOS Ltda – Indústria Processadora de Ovos de Pernambuco (Aska Alimentos) na edição de Maio da Revista do Ovo.

 

Acesse o leitor digital, gratuitamente: https://issuu.com/mundoagroeditora/docs/edicao_53

Fonte: Revista do Ovo | Autor: Redação
Campinas, SP, 13/05/2019 | 09:26

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *