Reunião entre AVIPE, ADAGRO e Avicultores em São Bento do Una-PE

Na manhã do dia 06/06, aconteceu uma reunião de urgência, marcada pela AVIPE com o intuito de alinhar uma rápida ação sobre as notificações que as granjas do município de São Bento do Una-PE começaram a receber através da fiscalização da ADAGRO realizada no dia 05/06.

 

 

Edival Veras vice-presidente administrativo da AVIPE, coordenou a reunião apresentando incialmente as ações e defesas que a Associação Avícola de Pernambuco vêm fazendo em pró da avicultura pernambucana. Ele também falou um pouco sobre o trabalho de articulação com outras associações que também passam pelas mesmas dificuldades na implementação das exigências legais solicitadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e, que, as associação tem conseguido uma boa abertura/diálogo com o MAPA.

Falando a importância da união entre os avicultores da região, independentes de serem ou não associados à AVIPE, Edival sitou uma fala do CEO da Volkswagen da América Latina, Pablo Di Si, disse: “Para trabalhar no Brasil, na América latina, você precisa ser muito resiliente. Você chega ao escritório todos os dias e precisa matar dez leões ou eles te devoram. Poderia citar inúmeros exemplos de decisões complexas que tomamos e de problemas que não temos nos Estados Unidos ou na Europa. É preciso ter vontade de trabalhar, competência emocional e intelectual, além de pensamentos analítico para identificar a melhor estratégia. Em resumo, o Brasil não é um país para amadores. Alcançar o equilíbrio aqui é uma arte. Se você faz sucesso aqui consegue ser bem sucedido em qualquer lugar. Um ano de Brasil equivale a oito em qualquer outro país.

 

Edival Veras, Vice-presidente Administrativo AVIPE

 

O Gerente da Regional ADAGRO, Benito Caraciolo, em sua fala informou que a ADAGRO recebeu uma notificação do MAPA, onde foi solicitada a dar início ao trabalho de fiscalização das adequações das granjas ao uso do telamento. A meta dele é de visitar 2 granjas por dia, onde está sendo entregue uma notificação por escrito para s granjas que ainda não estão registradas e, ou, com os aviários telados. Caraciolo também falou da importância do cadastro das granjas.

Vale salientar que, a notificação implica no recebimento de novas pintainhas, com isso, afetando o planejamento de produção das granjas.

Para os Avicultores, o uso da tela em alojamentos de aves é incompatível com a realidade atual da região, mostrando assim que o clima não proporciona, o índice de poeiras é elevado, dentre outros fatores contra. Algumas experiências foram citadas pelos Avicultores, existindo prejuízos materiais e físicos. 

Outros estados já chegaram aos 70% das granjas que já estão com seus aviários telados. Só poderá receber pintainhas  as granjas que estejam devidamente com seus aviários telados. 

Ao final, ficou acertado que a AVIPE fará um alinhamento com a ADAGRO e com o MAPA para que seja dado um prazo maior para que comecem as notificação, trazendo primeiramente responsabilidade e qualidade no trabalho.

Estiveram presentes cerca de 20 produtores, muito pouco, tendo em vista que são mais de 100 produtores só em São Bento do Una.

 

Confira as fotos!

 

Compartilhe:

Deixe um comentário