Com foco em sanidade e sustentabilidade, o encontro reuniu especialistas e fortaleceu discussões essenciais para o futuro da avicultura
Nos dias 15 e 16 de outubro de 2024, o Simpósio Matrizes, promovido pela FACTA, reuniu especialistas e profissionais do setor avícola em Chapecó, Santa Catarina, para discutir os principais desafios e avanços relacionados à sanidade, ambiência e qualidade intestinal das aves. O evento, que contou com a participação de 222 congressistas, 12 agroindústrias e 16 palestrantes, foi o último do ciclo FACTA na Estrada em 2024, consolidando-se como plataforma estratégica para o debate sobre inovação e sustentabilidade na produção avícola.
O presidente da FACTA, Ariel Mendes, celebrou o sucesso da edição. “Este simpósio foi fundamental para discutirmos as bases da produção sustentável. O alto nível das palestras, o engajamento do público e a boa aceitação por parte da agroindústria, granjas e empresas confirmam este excelente resultado. A FACTA continuará promovendo discussões que fortaleçam o setor avícola no próximo ano”, afirmou Mendes.
Projeto FACTA na Estrada
Em 2024, a FACTA realizou uma série de eventos de destaque que promoveram discussões técnico-científicas para a avicultura e a suinocultura, no Brasil. Os simpósios principais, organizados pela fundação, reuniram 669 congressistas inscritos de 3 estados do país, e contaram com a apresentação de 71 palestras. Contempladas dentro do projeto “FACTA na Estrada”, as ações foram realizadas em locais estratégicos, que atraíram participantes do Sudeste e Sul ampliando o alcance e o impacto das suas ações.
Simpósio Frangos de Corte: Sanidade e Manejo – com início nos dias 26 e 27 de março, em Maringá-PR, o calendário de encontros da FACTA foi aberto com o “Simpósio Frangos de Corte: Sanidade e Manejo”. O objetivo deste evento foi levar informações e atualizações para médicos-veterinários, zootecnistas, estudantes, técnicos e empresários do setor avícola. A escolha de Maringá foi parte da estratégia da FACTA de regionalizar as reuniões e aproximar as discussões técnico-científicas dos polos produtores. Segundo o presidente da FACTA, a cidade abriga importantes empresas da avicultura brasileira, facilitando o acesso e a participação do público da agroindústria.
Simpósio de Incubação e Qualidade de Pintos – nos dias 21 e 22 de maio de 2024, a cidade de Uberlândia-MG, sediou o “Simpósio de Incubação e Qualidade de Pintos”, em que foram abordados temas cruciais para o setor avícola. O evento foi estrategicamente realizado em Uberlândia, região com alta concentração de produtores de pintos de um dia.
Simpósio de Otimização do Abate e Processamento de Aves e Suínos – nos dias 19 e 20 de junho, a cidade de Cascavel-PR foi o palco do “Simpósio de Otimização do Abate e Processamento de Aves e Suínos”, no auditório do Show Rural Coopavel. A escolha de Cascavel como sede do simpósio não foi ao acaso. O presidente da FACTA, destacou que o Paraná é o principal produtor de frango de corte do país, tornando-se um ponto estratégico para discussões sobre avicultura e suinocultura. A região também abriga um significativo número de abatedouros de aves e suínos, facilitando a participação de profissionais de diversas áreas, como extensionistas, sanitaristas e nutricionistas.
Simpósio Matrizes – encerrando o calendário de 2024, no dia 15 de outubro, primeiro dia do evento, o painel sobre Ambiência englobou importantes palestras como alojamento de alta densidade, proferida por Eduardo Loewen, da Cobb-Vantress, influência da ambiência nos indicadores zootécnicos, apresentada por Liana Martinelli, da BRF, e manejo inicial de machos reprodutores visando o alcance do peso-alvo até as quatro semanas de idade, ministrada por Rodrigo Tedesco Guimarães, da Aviagen. Outro destaque foi a palestra de Sulivan Alves, da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), abordando as oportunidades e desafios do Brasil em relação ao bem-estar de aves, tema cada vez mais relevante para a sustentabilidade do setor.
Ainda no primeiro dia, o painel sobre Sanidade contou com apresentações relevantes. Gustavo Schaefer, da Vaxxinova, atualizou o público sobre a Pasteurella multocida e a Gallibacterium anatis, enquanto Terezinha Knöbl, da FMVZ-USP, trouxe uma visão aprofundada sobre a colibacilose, destacando o impacto econômico desta doença na avicultura. Além disso, palestras de especialistas como Josias Vogt, da Zoetis, e Alberto Back, da Mercolab, abordaram as formas de controle das doenças bacterianas e micoplasmose, respectivamente, encerrando o dia com debates produtivos.
Já, no dia 16 de outubro (segundo dia), ocorreu o painel de Qualidade Intestinal, com temas como o uso racional de antimicrobianos, estratégias nutricionais e os efeitos do estresse e inflamações na saúde das aves. Palestrantes como Bruna Boaro Martins, da Phibro, Claudio Franco, da Vaccinar e Wanderley Quinteiro, da Adisseo, apresentaram soluções e inovações que impactam diretamente a eficiência produtiva.
Calendário FACTA 2025
Para 2025, a FACTA já tem uma programação prévia que trará novas perspectivas e soluções para o setor avícola. Em fevereiro, será realizado o Seminário sobre Imunossupressão e Enfermidades de Notificação Obrigatória em Aves, focado nos desafios e avanços nessa área crítica. Em maio, nos dias 7 e 8, irá ocorrer o Simpósio de Atualização em Avicultura Industrial, em Recife-PE. Em outubro, nos dias 22 e 23, será realizado o Simpósio Sanidade: Aves e Suínos, em Santos-SP. Em novembro, com data e local (região Sudeste/Sul) a definir, acontecerá o Simpósio de Nutrição.
Além disso, também em setembro, será realizada a Conferência FACTA 2025, com o tema “Gestão, Inovação e Excelência na Produção de Alimentos Seguros”, que irá explorar práticas e tecnologias voltadas para garantir a qualidade e segurança alimentar na avicultura.
Sobre a FACTA
A Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia Avícolas – FACTA – é uma organização civil sem fins lucrativos, fundada em 10 de agosto de 1989, que incorpora e amplia atividades técnicas e científicas. Tendo como foco o fomento e a difusão de conhecimento e tecnologias aplicáveis à avicultura.
Para mais informações acesse: www.facta.org.br
FONTE: Assessoria de imprensa