Sindirações participa do Workshop de Avaliação de Riscos na Holanda

Workshop teve como objetivo explorar o estado da arte em métodos e ferramentas para avaliação de risco de contaminantes químicos na alimentação animal, com foco em possíveis riscos à saúde do animal e à saúde para consumidores de produtos de origem animal

avipe
cobbgenetics
assesccont.com.br
LPN
congressodeovos.com.br
congressodeovos.com.br
previous arrow
next arrow

Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal – Sindirações esteve presente no Workshop Internacional sobre Avaliação de Riscos em Alimentação Animal – Segurança Química com o coordenador de assuntos regulatórios, Bruno Caputi. O evento foi realizado presencialmente em Utrecht, Países Baixos (Holanda), nos dias 10 e 11 de março de 2025.

Organizado pelo Instituto Nacional de Saúde Pública e Meio Ambiente dos Países Baixos (RIVM) e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o workshop revisitou o cenário da avaliação de risco de segurança de alimentação animal com foco em contaminantes na ração, e seu papel nas políticas de segurança de alimentação animal em diferentes países e regiões do mundo, bem como em organizações intergovernamentais.

O Brasil esteve presente no painel de palestrantes e foi representado pela Dra. Vívian Palmeira Borges (DIPOA/MAPA) que ministrou uma palestra sobre a Avaliação de Risco na Alimentação Animal do Brasil.

Após definir o cenário, o workshop abordou os métodos e ferramentas atuais para avaliação de risco de contaminantes em ração, abordando riscos à saúde animal e humana. Entrando em detalhes sobre avaliação de perigos, avaliação da exposição animal, saúde e bem-estar animal. E por fim, o evento também trabalhou o assunto de modelagem de transferência de risco, avaliação de exposição e sua relação com a saúde humana.

Foram também discutidos os desafios relacionados as novas tecnologias, fontes de alimentação animal e contaminantes relevantes para a cadeia. E através de estudos de casos e simulações interativas, o workshop explorou técnicas e métodos atuais para avaliação de risco de segurança de alimentos para animais.

O público do workshop foi composto de avaliadores e gerentes de risco, especialistas na área de segurança de alimentação animal, organizações governamentais, academia e setor privado da alimentação animal.

Website do evento: https://www.rivm.nl/en/food-safety/international-workshop-feed-risk-assessment-chemical-safety

SOBRE O SINDIRAÇÕES

Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal – Sindirações atua como interlocutor da indústria de alimentação animal com o objetivo de promover um ambiente competitivo adequado para a produção do alimento animal seguro. Fundado em 1953, o Sindirações é o principal representante da indústria brasileira de rações, concentrados, núcleos, premixes e suplementos/sal mineral junto aos principais organismos nacionais e internacionais. A entidade reúne aproximadamente 150 associados, que representam 90% do mercado de produtos destinados à alimentação animal, incluindo as empresas que importam e comercializam insumos, e aquelas que utilizam para consumo próprio. As prioridades concentram-se na segurança dos alimentos; regulamentação; negociação trabalhista; acreditação de programas de qualidade; contribuição para assuntos tributários; garantia de suprimento; participação ativa perante organismos internacionais e garantia da sustentabilidade econômico-financeira do setor. Com sede em São Paulo, no edifício da FIESP, o Sindirações é filiado a FEEDLATINA, Asociación de las Indústrias de Alimentación Animal de America Latina y Caribe e a IFIF – International Feed Industry Federation. Mais informações pelo FacebookInstagram, TwitterLinkedIn, ou pelo canal do Youtube.

Informações para a imprensa

CoWork Comunicação

Marcio Martins

+55 11 94562-2552

[email protected]

FONTE: Assessoria de imprensa

Compartilhe:
avipe
cobbgenetics
assesccont.com.br
LPN
congressodeovos.com.br
congressodeovos.com.br
previous arrow
next arrow

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *