Brasília (01/02/2019) – O Comitê Técnico formado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e Ministério da Agricultura (Mapa) se reuniu nesta semana para debater a possibilidade do uso do método de aspersão na recuperação de carcaça de aves.
De acordo com a assessora da Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA, Ana Lígia Lenat, a técnica já é amplamente utilizada nos abatedouros dos Estados Unidos e da União Europeia.
“Por se tratar de uma tecnologia que diminui as perdas de carne no abatedouro, a indústria brasileira avaliou a possibilidade de ser utilizada”.
Lenat explicou que após entender o procedimento, o Ministério deu um prazo às indústrias para que façam um estudo e comprovem que a aspersão é benéfica, gera eficiência para a segurança alimentar e diminui a contaminação da carcaça.
O Comitê foi criado no ano passado para debater questões relacionadas à rastreabilidade de salmonela nas carcaças de aves para exportação de carne de frango.
Segundo a representante da CNA, o setor vai continuar o debate de outros temas que geram impacto na cadeia produtiva.
“Assuntos como a fiscalização dos abatedouros, a padronização dos certificados de exportação e a realização de um workshop de sanidade serão debatidos nos próximos encontros”, concluiu Ana Lígia.
Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Fotos: Wenderson Araújo
Telefone: (61) 2109 1419
https://www.cnabrasil.org.br/noticias/cna-debate-tecnologia-na-avicultura