Vencedores do Espaço Científico iniciam ciclo de apresentações da 6ª FAVESU

 

A programação da 6ª Feira de Avicultura e Suinocultura Capixaba (FAVESU) foi iniciada na manhã desta quarta-feira (08), no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, na cidade de Venda Nova do Imigrante-ES, com as apresentações dos vencedores do Espaço Científico nas categorias Postura Comercial e Suinocultura.

avipe
cobbgenetics
assesccont.com.br
LPN
previous arrow
next arrow

No auditório 1, o pesquisador Matheus Joaquim dos Santos Candido, que faz parte do grupo que ainda é composto pelos autores: Maristela Peckle Peixoto, Isabella Vilhena Freire Martins e Jankerle Neves Boeloni; realizou a apresentação do estudo: “Registro de Plasmodium sp. em codornas japonesas (Coturnix coturnix japonica) da região serrana do Espírito Santo”. A pesquisa ficou com a primeira colocação na categoria Postura Comercial.

Matheus destacou como foi o processo de produção deste estudo. “Nosso grupo vem trabalhando com a patologia aviária há cerca de três anos e verificamos que o mercado das codornas, no município de Santa Maria de Jetibá, que é o principal produtor do Brasil, necessitava de um estudo sobre essa espécie de ave. Coletamos amostras desses animais e diagnosticamos doenças através destas análises. A partir desses resultados, nós verificamos a necessidade de expandir esse estudo”, destacou Matheus.  

Já no auditório 2, a vencedora do Espaço Científico na categoria Suinocultura, Jessica Nogueira Teixeira, que representou o grupo também composto pelos pesquisadores: Agostinho Sergio Scofano, Sarah Salvador Orlandi e Nathalie Costa da Cunha; apresentou a temática: “Condenações por pneumonia em abates de suínos no estado do Espírito Santo”.

Jessica analisou a importância desta conquista num evento como a FAVESU. “Nosso projeto se propôs a realizar um diagnóstico sorológico para detectarmos a Influenza Suína, que é um tema muito relevante na cadeia suinícola. Receber esse prêmio é algo sensacional, pois ter o seu artigo científico reconhecido é extremamente importante”, comemorou a pesquisadora.

 

Incentivo à pesquisa

Nesta quinta-feira (09), ocorre a apresentação do vencedor do Espaço Científico, na categoria Frango de Corte. Integrante do grupo formado por: Kelly Morais Maia Dias, Carlos Henrique de Oliveira e André Fellipe Silva da Silveira; o pesquisador Romário Duarte Bernardes destacará o estudo: “Suplementação de cromo e de vitamina E em dietas para frangos de corte em condições de estresse por calor”.

O Espaço Científico é uma iniciativa que visa dar oportunidade para que os pesquisadores possam apresentar trabalhos em três áreas importantes para a avicultura e suinocultura. Na edição deste ano, além dos vencedores das três categorias, o espaço também conta com outras 11 pesquisas que podem ser conferidas pelo público presente.

Além da possibilidade de apresentar seus trabalhos, os pesquisadores vencedores nas três áreas recebem uma premiação em dinheiro na quantia de R$ 1.000,00, terão direito a publicação do seu trabalho no Jornal do Agronegócio (jornal de circulação nacional da AVES e ASES), e ainda poderão ter seu estudo divulgado nas mídias da FAVESU e das associações.

Confira as fotos:

   

 

Compartilhe:
avipe
cobbgenetics
assesccont.com.br
LPN
previous arrow
next arrow

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *