Com o objetivo de debater os principais desafios e oportunidades da nutrição animal, o primeiro evento totalmente dedicado ao tema vai reunir profissionais envolvidos na cadeia da indústria de processamento de ração, fábricas de ração, indústrias de equipamentos para fábricas e tecnologias para construir uma fábrica de rações piloto na UFPR
1° Symposium Feed Technology: Process and Nutrition Interaction vai ser um evento inteiramente dedicado a nutrição animal realizado entre os dias 13 e 15 de junho no Parque Barigui, em Curitiba, no Paraná. Direcionado a todos os profissionais envolvidos na cadeia da indústria de processamento de ração, fábricas de ração, indústrias de equipamentos para fábricas e tecnologias, o evento é organizado pelo Feed Technology Institute e terá ao menos 12 palestras durante os três dias, anunciou o professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e membro do Comitê Científico do encontro, Alex Maiorka.
Pesquisadores e profissionais de renome internacional confirmaram participação entre os debatedores. Entre as instituições representadas, estão Universidade de Auburn, nos Estados Unidos; Embrapa; BRF; Alibem; CVale; Sindirações; UFPR; Evonik, PIC, dos Estados Unidos; DSM e Bühler. Maiorka ainda destaca que esta será a primeira edição de um evento que vai acontecer todos os anos.
O gerente de Aplicações e tecnologia de Ração da Evonik e membro da Comissão Organizadora do simpósio, Marco Lara, destaca que o objetivo do encontro é fomentar a discussão sobre as principais tendências e tecnologias do processo de nutrição animal e contribuir com a construção de uma fábrica de rações na UFPR. “Todos os recursos arrecadados com este encontro serão destinados à construção desta fábrica piloto na UFPR”.
De acordo com ele, esta fábrica piloto vai “promover uma aproximação do mercado com a academia e poderá aprimorar as pesquisas e o desenvolvimento da área. O intuito é desenvolver a capacitação profissional no segmento, além de fomentar pesquisas e programas de extensão, com ações que vão além da sala de aula, promovendo interação entre a academia e a sociedade a fim de estabelecer uma cooperação tecnológica e científica entre universidade e mercado”, pontuou.
Responsável pela programação científica do evento, Maiorka salienta que a grade desta edição foi especialmente desenvolvida para atender os hot topics na área de Fábrica de Rações e seus impactos nos animais. Entre os debatedores, serão representantes da academia, pesquisadores, empresas de tecnologia de processo e fabricantes de ração.
Tamanho de partícula, interação tamanho de partícula com a peletização, como fazer qualidade de pelete em dietas milho e soja através de aplicações de líquido, pós, pelete e uso do expander são alguns dos temas que serão tratados durante o simpósio, antecipou Maiorka.
Sobre o Feed Technology Institute
Organizador do 1° Symposium Feed Technology: Process and Nutrition Interaction, o Feed Technology Institute é uma iniciativa concebida pela Evonik e pela DSM em parceria com a Nutrall, empresa incubada na Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o objetivo de atender a demanda crescente de indústria por especialização e profissionalização nos processos de produção de rações em toda América Latina.
O principal objetivo é construir a primeira fábrica de ração piloto do país dentro da UFPR, para desenvolver pesquisa e projetos de extensão. “Hoje nenhuma universidade brasileira tem uma fábrica de ração modelo para o desenvolvimento de pesquisas e especialização de estudantes, por isso nos reunimos para esta finalidade. E também por acreditar na cooperação tecnológica e científica para o desenvolvimento da nutrição animal. É um projeto que visa maior aproximação entre as demandas de mercado e a academia”, definiu Lara.
O que terá no evento?
Dia 13/06
Interação Processo x Nutrição
Impacto da peletização sobre o DGM da Dieta
Apresentação Fábrica de Ração Piloto
Dia 14/06
DGM para suínos – o que temos de novo?
Tecnologia de Moagem – Moinho de Martelo x Rolo
Melhoria da Qualidade dos Peletes
Vantagens e desvantagens da Aplicação Pós Peletes
Impacto da Peletização sobre a digestibilidade de Aminoácidos
Reações de Complexação causadas pelo processamento térmico
Dia 15/06
Perdas durante o processo térmico
Impacto do Expander Processo
Impacto do Expander – Desempenho de Frango
Impacto do Expander – Desempenho de Suíno
Mesa Redonda Final
Perspectivas do mercado de rações
Apoio
O 1° Symposium Feed Technology (SFT) tem o apoio institucional do Governo do Estado do Paraná, da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), do Sindirações, da editora Mundo Agro, responsável pelo AviSite, OvoSite, SuiSite e PecSite.
Entre os patrocinadores do encontro, estão confirmadas empresas como Evonik, DSM, Bühler, Elanco, Unifrango, Vaccinar, Phibro, Van Aarsen, CPM, Aurora, Mangra e Quality Equipamentos. Outras informações sobre o 1º SFT estão disponíveis na página do evento https://www.feedtechnologyinstitute.com/1stsymposium, podem ser obtidas através do e-mail [email protected] ou das redes sociais do evento https://www.facebook.com/feedtechnologyinstitute, https://twitter.com/InstituteFeed, https://www.instagram.com/feedtechnologyinstitute/, https://www.youtube.com/user/EvonikIndustries, https://www.linkedin.com/showcase/evonik-animal-nutrition/.
Fonte: Assessoria de Imprensa:
Márcia Midori
(19) 99712.3224
E-mail: [email protected]
Skype: mmidorimoraes