Em abril de 2024, nos deparamos com três novos focos de Peste Suína Clássica (PSC) no Piauí. A enfermidade vem atingindo o estado nordestino nos últimos anos, com maior ênfase a partir de 2019, o que tem causado preocupação aos suinocultores brasileiros.
O Serviço Veterinário Oficial da região (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piaui – Adapi e a Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária – Sada), em conjunto com o Ministério da Agricultura e Pecuária (DSA/MAPA), tem intensificado a sensibilização do sistema de vigilância na região. assim como estão preparando um plano estratégico de vacinação contra a PSC, visando sair da classificação de risco.
Até o presente momento, foram registrados 35 focos em 14 municípios do centro-norte do estado do Piaui, todos ja resolvidos com o sacrifício dos suínos envolvidos. E, sendo que os três últimos focos registrados, atingiram 60 suínos em três propriedades no municipio de São José do Divino/Pl, conforme notificação realizada pelo MAPA à Organização Mundial de Saude Animal – OMSA, no dia 17 de abril.
O Piaui está entre os 11 estados que compõem a Zona não Livre da Doença, e a ocorrência desses focos na região não compromete a situação das Zonas Livres (ZI) da doença no Brasil, nem as exportações a partir de estados da zona livre de PSC.