No mês de outubro, dedicamos nossos conteúdos à celulose, a base para muitas soluções que fazem parte das nossas vidas, ainda que de forma invisível.
Sua aplicação vai além do papel e se faz presente em uma infinidade de itens que usamos todos os dias, além de ser um dos principais produtos de exportação do Brasil.
Mas afinal, o que é a celulose?
A celulose é uma fibra natural presente na estrutura das plantas, mas a maior parte utilizada na indústria é extraída dos troncos de árvores. Aqui na Klabin utilizamos principalmente as de pínus e eucalipto, árvores plantadas e 100% destinadas para o nosso processo produtivo.
Curiosidade: os troncos de madeira costumam ser 50% compostos por celulose!
E é a partir da extração dessa matéria-prima que a mágica começa a acontecer. Quer dizer, não é bem mágica que explica o nosso processo…Com o uso de tecnologia de ponta, energia de fontes renováveis, baixo consumo de água, constante investimento em inovação e seguindo os mais altos padrões de sustentabilidade, a celulose da Klabin se transforma em diversos produtos essenciais para a sua vida.
Essa versatilidade se deve ao fato de não existir apenas um, mas três tipos de fibras de celulose diferentes, além de centenas de aplicações.
E a Klabin é a única empresa brasileira que produz os três: fibra curta, fibra longa e fluff.
Ter esses três tipos de celulose no portfólio é um dos nossos principais diferenciais competitivos, pois podemos atender o maior número possível de segmentos e mercados.
Cada um possui características específicas e dá origem a uma gama diversa de produtos. Vem ver a diferença entre eles:
- Celulose de fibra longa: extraída das árvores de pínus, possui fibras resistentes e é ideal para produtos como papelão ondulado, papel-cartão, filtros e até fibrocimento. Ou seja, está presente nas caixas em que você recebe suas encomendas, no filtro que passa o seu cafezinho, no filtro do ar-condicionado do carro, nas telhas, caixinhas de leite e de lanches, em adesivos…Falamos que eram muitos produtos, né?
- Celulose de fibra curta: vinda dos eucaliptos, esse tipo gera papéis finos, macios e de boa absorção, sendo usada em papéis higiênicos, lenços, guardanapos, itens que usamos todos os dias mesmo!
- Celulose fluff: obtida a partir do pínus, essa fibra é altamente absorvente e macia, perfeita para produtos de higiene pessoal, como fraldas, absorventes, lenços umedecidos e tapetes para pets, tudo que torna nossa vida mais confortável.
Nossas celuloses são produzidas em uma única planta industrial, a Unidade de Ortigueira, localizada no interior do Paraná. Uma planta moderna, com alta produtividade e autossuficiente em energia, onde produzimos 4,2 milhões de toneladas de celulose por ano!
Essa combinação entre tecnologia, sustentabilidade e diversidade de portfólio reforça nossa posição em um mercado que cresce globalmente a cada ano.
O Brasil como potência exportadora e a Klabin como referência
A posição estratégica do país, com clima favorável e disponibilidade de recursos naturais e tecnológicos, permite que o Brasil mantenha um dos custos de produção mais competitivos do mundo, destacando-se, desde 2019, como o maior exportador de celulose do mundo!
E a Klabin desempenha um papel fundamental nesse cenário.
Exportamos parte da nossa produção para diversos mercados, atendendo a essa demanda mundial e crescente, de olho num futuro ainda mais promissor para a expansão do negócio, principalmente de um dos tipos de celulose que produzimos:
A celulose fluff
Em um mercado em constante transformação, a celulose fluff desponta como uma solução inovadora para atender a demanda crescente por produtos de higiene pessoal, especialmente com o aumento da expectativa de vida da população.
Para a Klabin, esse futuro é promissor, e não paramos de investir em tecnologia e inovação para acompanhar as necessidades de um mercado em constante busca por qualidade e sustentabilidade.
Com a PineFluff™ e a PineFluff eXcel™, celuloses fluff de alta performance, antecipamos essas tendências e reafirmamos nossa posição no setor, sem perder de vista o cuidado com o meio ambiente.
Aliando crescimento e sustentabilidade
Além de sua versatilidade, a celulose é um recurso renovável que pode ser utilizado de forma sustentável.
A sustentabilidade se reflete em cada etapa da nossa operação, desde o manejo das florestas até o transporte dos produtos para os nossos clientes.
Com esse compromisso sólido, seguimos determinados a promover o nosso crescimento sempre associado ao cuidado com o futuro, com práticas que reduzem a dependência de materiais fósseis e impulsionam uma economia de baixo carbono.
Fonte: https://www.linkedin.com/pulse/celulose-essencial-vers%C3%A1til-e-sustent%C3%A1vel-klabin-byo1f/