Associação Brasileira dos Criadores de Suínos lançou o livro “O Uso prudente e eficaz de antibióticos na suinocultura” com participação de especialista da Trouw Nutrition
“As boas práticas de fabricação de rações são importantes porque esse assunto está diretamente ligado à performance dos animais, já que o controle de qualidade física e microbiológica da dieta contribui para o alto desempenho”, destaca Fernanda Andrade, gerente de Feed Safety da Trouw Nutrition que compartilhou seu conhecimento no mercado de nutrição animal para o livro “O Uso prudente e eficaz de antibióticos na suinocultura”, iniciativa da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS). A publicação contou com participação de profissionais renomados da atividade e discutiu temas importantes, como bem-estar animal, sanidade e nutrição.
Especialista no assunto há mais de 10 anos, Fernanda afirma que o conteúdo auxiliará produtores de todos os portes a evitar problemas sanitários a partir da ração e melhorar a qualidade da dieta. “A chave para o sucesso da suinocultura está na nutrição adequada, com a inclusão de ingredientes selecionados que suportem o desenvolvimento dos animais desde as primeiras semanas até a terminação e nas fases reprodutivas”.
O assunto ganha ainda mais importância em cenários desafiadores, nos quais a preocupação com a nutrição não pode ser colocada em segundo plano. “Segurança é um tema sério quando falamos em produção de proteínas animais, porque envolve toda a cadeia. Temos de trabalhar pela prevenção de doenças e contaminação por micro organismos patogênicos, com o aporte necessário de vitaminas, aminoácidos, minerais e aditivos que ajudam os suínos a ter boa resposta imune, deixando seu organismo preparado para enfrentar os desafios do início da vida produtiva”.
A Trouw Nutrition atua desde a pesquisa até a fabricação de produtos para nutrição animal e prestação de serviços. Além disso, tem a ciência como respaldo para tudo o que produz, sejam soluções ou conteúdo técnico. “Essas informações detalhadas ajudam os suinocultores, consultores e técnicos a driblar o prejuízo nas granjas. Os alimentos representam até 80% do custo de produção. Portanto, precisam ser preparados da melhor forma e com os melhores componentes. Esse é o nosso objetivo no desenvolvimento do conteúdo”, conclui Fernanda Andrade.