Empresas de alimentos buscam mercado na Arábia Saudita

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Empresas de alimentos buscam mercado na Arábia Saudita

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São Paulo, 07/11/2022 — Seis empresas brasileiras de alimentos estão a caminho da Arábia Saudita para participar da feira Saudi Halal Expo, em Riad, a partir de hoje (7).

Organizada pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a missão é uma ação do projeto Halal do Brasil, convênio das instituições para promover o alimento nacional no mundo islâmico.

A missão conta com uma produtora de açaí (Petruz Açaí), um frigorífico de bovinos e ovinos (Come Sul), além de quatro traders de comércio exterior (Pantanal Trading, Garra Internacional, Nad Al Shiba e SCG), com portfólio de alimentos a granel e industrializados de empresas brasileiras.

Todas elas já atuam no mundo árabe, mas a maioria ainda não tem clientes sauditas. “A expectativa é buscar conexões diretas com varejistas e importadores na feira, disponibilizando produto ‘Made in Brazil’, de valor agregado, atendendo aos valores do consumidor muçulmano”, explica Silvana Sheffel Gomes, diretora de marketing e conteúdo da Câmara Árabe.

De acordo com ela, a missão à feira saudita integra uma série de ações de promoção comercial para ampliar a exportação de produtos de valor agregado, pouco prevalentes na relação comercial entre o Brasil e o mundo muçulmano, que compra majoritariamente commodities alimentares, como açúcar, grãos, frutas e proteínas animais.

Em 2021, esses produtos lideraram a pauta de exportação brasileira aos 57 países da Organização para Cooperação Islâmica (OCI), somando US$ 16,5 bilhões ou 7,2% do total de US$ 230,4 bilhões importados pelo bloco. O resultado posicionou o Brasil como o segundo fornecedor de gêneros alimentícios e bebidas à OCI, atrás somente da Índia.

Na avaliação da diretora da Câmara Árabe, apesar de representativo, o resultado poderia ter sido melhor se houvesse nos embarques brasileiros maior oferta de alimentos industrializados com certificação halal, que atesta manufatura conforme às tradições do islã, e funciona, na prática, como passaporte de acesso ao mundo muçulmano.

Por essa razão, a iniciativa Halal do Brasil prevê investimento conjunto de R$ 15,4 milhões nos próximos 30 meses em ações de promoção comercial em feiras de alimentos realizadas em países muçulmanos, mas também em subsídio a empresas brasileiras de alimentos interessadas em adotar certificação halal para seus produtos.

A meta é habilitar 500 fabricantes de alimentos e bebidas industrializados já em fase de internacionalização a participar do mercado mundial de alimentação halal.

Segundo o State of the Global Islamic Economy 2022, o setor reúne 1,9 bilhão de consumidores, movimenta US$ 1,267 trilhão por ano e deve crescer 7,1% até 2025.

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Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.

Sobre a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira
Com mais de 70 anos de existência, a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira é uma entidade dedicada ao fomento da relação comercial bilateral entre o Brasil e os 22 países da Liga Árabe. Integrante da União das Câmaras Árabes, o braço econômico da liga diplomática, a entidade tem por missão conectar empresas árabes e brasileiras, buscando atender as necessidades dos dois lados da parceria comercial, o desenvolvimento dos laços comerciais e a integração entre os setores produtivos.

Sobre o Halal do Brasil
O Halal do Brasil – projeto realizado para Câmara de Comércio ÁrabeBrasileira (CCAB) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) – visa acelerar o processo de inserção internacional das indústrias com produtos halal no mercado mundial, fomentando a cultura exportadora brasileira para mercados islâmicos e não-islâmicos por meio de um projeto de apoio a negócios internacionais.

Informação à imprensa sobre a Câmara Árabe-Brasileira
Elisa Zaghen | 11 976953499 | [email protected]
Daniel Medeiros | 11 992259634 | [email protected]

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