Mais do que escolher os alimentos, a família é responsável pela união e as refeições conseguem criar essas conexões
No dia 8 de dezembro é comemorado o Dia Nacional da Família, data com a intenção de valorizar os laços afetivos do núcleo familiar e celebrar os momentos vividos em união, que podem ser pessoas que possuem um ancestral em comum ou que, juntas, constituíram uma nova família.
É importante lembrar que a família tem um papel fundamental na vida, principalmente, das crianças, pois é neste contexto que ela aprende, se desenvolve sendo inserida na sociedade. A alimentação é um dos pontos fundamentais durante esse processo. Em outras palavras, a formação das escolhas alimentares de uma criança está diretamente relacionada à rotina familiar, com início na vida intrauterina do feto.
Além de nutrientes que o feto recebe através da alimentação da gestante, o que já se sabe é que sabores e aromas de alimentos consumidos pela mãe vão interferir nas preferências alimentares do bebê. Após essa primeira etapa e ao longo de seu crescimento, a construção do repertório alimentar das crianças é feita pelas suas preferências, imitação das práticas e escolhas feitas pelos familiares.
A adoção de uma alimentação equilibrada pela família, aliada a bons hábitos no momento das refeições, é fundamental. De acordo com Lúcia Endriukaite, nutricionista do Instituto Ovos Brasil, a escolha, pela família, de preparações mais saudáveis com a utilização de alimentos naturais e pouco processados favorece o hábito do pequeno.
Segundo a nutricionista, o ovo é um alimento natural e deve ser introduzido na refeição do bebê a partir do 6º mês de vida e a textura das preparações é modificada conforme o crescimento e desenvolvimento da criança até que participe naturalmente da alimentação da família. Ainda segundo a especialista, o ovo é um dos alimentos mais completos disponíveis, a partir de sua composição variada, como fonte de proteína e rica em nutrientes como vitaminas do complexo B com a presença de tiamina, riboflavina, ácido fólico, vitamina B12 e, principalmente, a colina, responsável pela formação do centro da memória, transmissão do impulso nervoso e relacionada diretamente à cognição, além de minerais e carotenoides.
Mais do que escolher bem seus alimentos, a família é responsável pela união e as refeições conseguem criar essas conexões. Uma pesquisa realizada pela Feedback Serviços de Pesquisa, revelou que a grande maioria dos brasileiros não leva mais do que meia hora do começo ao fim da refeição e a prática da refeição em família fica mais restrita aos almoços de domingo.
A prática ou hábito de sentar-se à mesa, compartilhar a refeição com os familiares, preparar uma refeição em conjunto ou ter atitudes de fazer refeições em família fora de casa permite compartilhar experiências vividas, proporciona segurança aos pequenos e reforça vínculos afetivos. Ter uma alimentação equilibrada em família é uma forma de amor e fundamental para uma vida mais saudável e leve.
Sobre O Instituto Ovos Brasil
O Instituto Ovos Brasil é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 2007 com objetivo de educar e esclarecer a população sobre as propriedades nutricionais do ovo e os benefícios que o alimento proporciona à saúde. Entre seus propósitos, também destaca-se a missão de desfazer mitos sobre seu consumo. O IOB tem atuação em todo o território nacional e hoje é referência em informação sobre ovos no Brasil.