Um ano difícil, apesar de muitas conquistas.
O ano de 2021 sem sobras de dúvidas foi um ano desafiador para vários setores do agronegócio e para a avicultura não seria diferente. A super inflação em todos os itens para a produção e comercialização de aves e ovos triplicaram. E para piorar, o preço final do ovo e do frango não conseguiu acompanhar de forma uniforme a inflação.
Durante o ano de 2021, a AVIPE esteve aguerrida, promovendo o alimento ovo através da campanha publicitária denominada “mídia do ovo”, ação patrocinada por alguns produtores de ovos associados a AVIPE. Também teve uma forte articulação com os governos de Pernambuco e Federal, com foco nas melhorias/soluções para problemas vivenciados pelos produtores. Contando sempre com o apoio da Associação Brasileira de Proteína Animal – ABPA, entidade de promove e articula ações para o setor da proteína animal no Brasil, para o mundo.
Destacamos uma grande conquista para o ano de 2021, foi a isenção do imposto para saída interna e interestadual do ovo e aves vivas ou abatidas (saída interna de produto resultante do abate de ave, em estado natural, congelado ou resfriado), dando crédito presumido. Um trabalho realizado em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco, onde, foi apresentado e defendido pela AVIPE a importância dessa isenção para os produtores de aves e ovos, principalmente pelo momento de crise que o setor passa. O decreto ficou mantido apenas para os produtos que entram no estado de Pernambuco.
Troféu Alysson Paolinelli – Quem produz alimento, alimenta a paz.
Uma ação que marcou bastante o ano de 2021 foi a criação do troféu Alysson Paolinelli, que teve como objetivo homenagear aqueles que, assim como o Alysson Paolinelli, colaboraram para o desenvolvimento do agronegócio/avicultura em nosso estado.
O primeiro troféu foi concedido para o Décio Padilha, Secretário da Fazenda (Sefaz-PE), pelas ações realizadas em prol do desenvolvimento e sustentabilidade da Avicultura Pernambucana.
Projeto Grãos Pernambuco
Mais de 10 mil hectares foram plantados no primeiro ano do projeto. O Estado de Pernambuco caminha em 2022 para mais uma grande ação, que será de ampliar os números de hectares plantados com milho, sorgo e soja. A AVIPE com o apoio de vários parceiros, segue firme e forte incentivando e promovendo este grande projeto.
Ação relacionada aos problemas causados pela “Mosca do Estábulo”
A AVIPE, na pessoa dos Dirigentes Lula Malta e Samuel Salazar, esteve presente no dia 28 de outubro de 2021, no Município de Barra de Guabiraba, participando de uma Audiência Pública, promovida pelo Deputado Estadual Antônio Moraes, visando fiscalizar, in loco, os problemas causados pela mosca do estábulo.
Além da presença dos referidos dirigentes representando a AVIPE no dia 28 de Outubro, ainda no dia 01 de Novembro de 2021, os mesmos dirigentes estiveram novamente no referido Município, desta vez para participar do 1º ENPECOM – Encontro para Combater as Moscas do Estábulo, promovido pela UNA Ambiental.
Tanto na Audiência Pública quanto no 1º ENPECOM, ficou constatado que a infestação das moscas do estábulo, na região de Barra de Guabiraba e mais 08 Municípios circunvizinhos, está ocorrendo em decorrência do mau manejo do solo, quando da plantação do inhame, após a adubação da terra com a “cama de galinha”.
Outrossim, também ficou constatado, tanto na Audiência Pública quanto no 1º ENPECOM, que o problema das moscas do estábulo, surgiram, inicialmente e principalmente, no município de Barra da Guabiraba, hoje ao todo, já são 09 Municípios, contudo, podendo se espalhar para outros municípios da região.
Tal problema tem preocupado muito os pecuaristas da região, afinal o problema das moscas do estábulo causa sérios prejuízos a criação de gado, e a avicultura está diretamente ligada e preocupada com tal situação.
É importante informar que nas palestras ocorridas durante a ENPECOM, alguns palestrantes imputaram como o grande causador da infestação das moscas do estabulo à Avicultura, o que naturalmente é um absurdo.
Após muito debate, nos diversos encontros, ficou constatado que caso precise se fazer alguma ação mais enérgica, ao ponto de se proibir o uso da cama de galinha, tal situação deverá ocorrer apenas na referida região.
Ademais, como encaminhamento principal das reuniões e debates ocorridos, concluiu-se pela elaboração de um convênio entre o Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA/PE, AVIPE, ADAGRO e UFRPE, para fins de que se faça um estudo e melhor solução para erradicação/controle das moscas-dos-estábulos naquela região.
Por oportuno, para execução do supracitado convênio é importante destacar que a AVIPE contratou o pesquisador e especialista em controle de moscas, Dr. Robson Ramos.
Por fim, cumpre ressaltar que além dos encontros e reuniões mencionadas acima, ocorreram outros momentos para tratar do tema onde houve a efetiva participação de outros dirigentes da AVIPE, como o próprio presidente Giulliano Malta e do vice-presidente Edival Veras.
Mídia do Ovo
A promoção do alimento ovo aconteceu durante todo o ano de 2021. Um dos diferenciais da campanha publicitária, foi a criação de conteúdos tendo como pauta o “Ovo no Almoço”. Outra ação importante foi realizada durante a Semana Mundial do Ovo, no mês de outubro.
A todas as campanhas publicitárias são criadas pela agência Avesso, parceira da AVIPE há alguns anos, e são trabalhadas em rádios, tv’s e internet.
A AVIPE marcou presença no Globo Esporte do dia Mundial do Ovo- 08 de outubro. Confira no vídeo!