ABCS realiza treinamentos de bem-estar animal para 182 colaboradores nas unidades da Schoeler Agro no Paraná

Capacitações focadas em boas práticas de manejo, transporte e bem-estar animal aconteceram na semana de 17 a 19 de setembro nas Unidades de Produção de Suínos da Schoeler Agro 

avipe
cobbgenetics
assesccont.com.br
LPN
previous arrow
next arrow

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) realizou três treinamentos voltados ao bem-estar animal (BEA) nas unidades da Schoeler Agro, no Paraná, parceira da ABCS e contribuinte do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS). Ao todo, foram 182 colaboradores capacitados durante os treinamentos, que ocorreram em diferentes unidades da empresa em Piraí do Sul e Jaguariaíva.

Os dois primeiros dias de treinamentos aconteceram nas duas Unidades de Produção de Suínos (UPDs), os quais iniciaram com a apresentação dos conceitos fundamentais sobre o bem-estar animal, sua importância e as legislações vigentes. Entre os temas abordados estavam cuidados com matrizes, práticas de desmame e manejo de leitões e práticas de eutanásia. Já nos treinamentos que aconteceram no terceiro dia, na sede da empresa, houve a participação de grupos distintos, que discutiram, entre os temas já destacados, boas práticas para manejo durante a criação, embarque e transporte. Todos os treinamentos seguiram uma abordagem dinâmica e interativa, utilizando fotos, dinâmicas de grupo e muitas perguntas para promover um ambiente engajador e facilitar a assimilação dos conceitos.

A capacitação foi dividida por módulos, os quais abordaram os temas: Maternidade, com foco em instalações, manejo, assistência ao parto e cuidados com leitões; Gestação, abordando comportamento de marrãs, sistemas de gestação coletiva, manejo e principais dificuldades nos sistemas coletivos; Creche, com tópicos como instalações, uniformização de baias por peso, vacinação e conforto térmico; Terminação, discutindo instalações, manejo durante essa fase e comportamento dos suínos; e Embarque e Transporte, com orientações sobre equipamentos, manejo, comportamento durante o embarque, cuidados com densidade e estresse térmico.

A diretora técnica da ABCS, Charli Ludtke, explica que os treinamentos sobre bem-estar animal são importantes para assegurar que todos os envolvidos nos diversos setores da suinocultura estejam alinhados com as melhores práticas de criação e manejo. “Ao reduzir o estresse e proporcionar uma vida digna aos suínos, conseguimos  reduzir as perdas, melhorar os aspectos de saúde e de bem-estar no ambiente, refletindo em melhores índices de desempenho, e de qualidade da carne. Tratar os animais bem,  melhorar o grau de bem-estar para terem uma vida digna,  é uma responsabilidade compartilhada. Diversas granjas e indústrias  tem implementado seus programas de bem estar, assim como tem trabalho para uma produção de alimentos que provêm de sistemas mais sustentáveis de produção. Assim, se comprometer com o bem-estar animal é fundamental para a produção de alimentos seguros e a manutenção do mercado”, finaliza.

Logo ABCS

 

Compartilhe:
avipe
cobbgenetics
assesccont.com.br
LPN
previous arrow
next arrow

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *