Com um painel próprio, palestrando e moderando dois outros painéis, a ABCS debateu temas como competitividade, liderança na suinocultura e segurança alimentar
Em sua 3ª Edição, o 333 Experience Congress é um evento realizado pela 333 Brasil, reconhecido internacionalmente que reúne profissionais e estudantes da suinocultura para debater temas de interesse do setor. O evento aconteceu pela primeira vez de forma presencial nos dias 13 e 14 de setembro em Florianópolis (SC), e contou com a participação da ABCS em sua programação disruptiva. No primeiro dia de evento, o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, moderou o painel Competitividade da Suinocultura Brasileira: Tendências, Desafios e Estratégias.
Em sua fala de abertura, o presidente parabenizou a organização do evento e ressaltou a importância de reunir as lideranças da suinocultura brasileira. Também afirmou que é preciso observar as oportunidades dentro do Brasil para como a população do Norte e Nordeste, que apesar de querer consumir carne suína, tem muita dificuldade devido a grande ruptura encontrada nos mercados das duas regiões. Marcelo também enfatizou os resultados do trabalho da ABCS, como a conquista do aumento do consumo per capita para 20kg, e a vacinação contra Peste Suína Clássica no estado de Alagoas.
Ele também apresentou a importância da mensuração de dados na suinocultura brasileira, explicou a importância de pulverizar as exportações para além da China, e mostrou um panorama atual da suinocultura no Brasil e no mundo, além de destacar o aumento do consumo de carne suína no Brasil em quase 50%, e os R$ 18 bilhões de reais agregados a produção nacional nos últimos 10 anos com esse salto no consumo. Além de destacar que o preço não é mais a única característica que atrai o consumidor para a carne suína, mas também a qualidade, saudabilidade e sabor, que foram reforçados junto ao varejo como iniciativas como a Semana Nacional da Carne Suína (SNCS). Marcelo também reforçou a importância das grandes agroindústrias participarem de iniciativas para promover a carne suína como produto, como o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), e agradeceu o apoio dos produtores do FNDS, e das Empresas Amigas, em especial a Agroceres PIC, Zoetis, MSD Saúde Animal, APC e Polinutri que estavam entre as patrocinadoras do evento.
Ainda no dia 13, a diretora de marketing e projetos da ABCS, Lívia Machado, participou do painel “O perfil do líder na suinocultura: Competências e Habilidades”, ressaltando as características que ela enxerga nas lideranças do setor, que vem possibilitando tantos resultados. Para ela, a suinocultura vence desafios com menos sangue nos olhos, e mais brilho nos olhos, através do diálogo e da capacidade de inspirar outras pessoas. “A liderança precisa fazer com que seus colaboradores entendam que há um bem coletivo por trás de cada decisão. Fica o desafio de nos tornarmos lideres”, explicou. Veja mais sobre a palestra aqui: https://www.instagram.com/p/CxJUtHGSheJ/
Painel ABCS
Já no segundo dia de evento, o “Painel ABCS: Segurança alimentar: perspectivas do mercado de carnes, cenário político e o atendimento da demanda nacional e internacional”, moderado pela diretora técnica da ABCS, Charli Ludtke, recebeu as palestrantes Ana Amélia Lemos, ex Senadora, Ana Lúcia Viana, diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e Marisete Cerutti, diretora de qualidade da Seara Brasil. A diretora da ABCS e as palestrantes ressaltaram a importância do tema no que diz respeito a compreensão da pluralidade de cada estado brasileiro, diversificação da exportação e abertura de novos mercados e produção na agroindústria para um fornecimento de alimento seguro para alimentar a população mundial que está em crescimento.
333 Brasil
A 333 Brasil é um veículo de comunicação da cadeia de suínos para a cadeia de suínos, e comemorou 25 anos de existência durante o Congresso. Os diretores da 333 Latam, Reinaldo Cubillos e Miguel Crisol, estiveram presentes no evento para agradecer o envolvimento de todos neste trabalho e relembrar a trajetória da entidade. A Diretora Comercial e Marketing da 333 Brasil, Roberta Leite, avalia que: “Temos muito trabalho pela frente, mas estamos muito gratos. Tivemos mais de 300 participantes, e pudemos contribuir positivamente para um setor tão importante quanto a suinocultura, dentro do agronegócio brasileiro que alimenta o mundo”, conclui.
Saiba mais sobre o evento aqui: https://www.333experiencecongress.com.br/