Com visão de oportunidade, articulação de ações estratégicas e resultados prósperos, o setor de reciclagem animal tem uma forte linha de desenvolvimento em diferentes frentes. E muito desse desempenho notável tem a ver com o trabalho da Associação Brasileira de Reciclagem Animal – ABRA em conjunto com seus associados.
Há 18 anos, o legado de sucesso da ABRA começou a ser escrito oficialmente em 24 de março de 2006.
Ao longo desses anos, a entidade conquistou espaços e reconhecimento dentro e fora do setor. Com ética, responsabilidade e sustentabilidade, a ABRA segue atuante na gestão das pautas que envolvem as indústrias de reciclagem animal e, ao mesmo tempo, promove uma forte cultura associativista, pois entende que o agir em grupo fortalece a causa e os resultados dos associados.
Presidente do Conselho Diretivo da ABRA, Pedro Bittar afirma que a ABRA nasceu de uma necessidade do setor, cresceu forte e se manteve como uma competente representante nacional. “Isso mostra como o setor é fortalecido e articulado. A ABRA é a única associação do Brasil que representa o setor e isso demonstra a nossa capacidade de sempre superar as expectativas”, acrescenta.
Representando 80% das indústrias brasileiras do setor de reciclagem animal no Brasil, no último ano, a ABRA foi além. Só em 2023, a Associação levou o setor a pelo menos 40 feiras, eventos técnicos e rodadas comerciais de peso – foram cinco feiras nacionais, cinco feiras internacionais, além de realizar a convenção REAM 2023 e promover sete rodadas de negócios, articulando aberturas de mercados e aproximando o diálogo com autoridades sanitárias.
Ainda, segue buscando incessantemente que o setor retome sua previsibilidade e segurança legal, contribuindo ativamente no monitoramento do processo de transição do setor do RIISPOA para a Alimentação Animal, junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), prestando toda assistência necessária aos associados.
Horizonte de oportunidades para 2024
Em seu ano de “maioridade”, a ABRA iniciou 2024 com a participação na IPPE, nos Estados Unidos, e projeta integrar pelo menos mais cinco feiras internacionais – entre elas, a Ildex Vietnam; a CAHE China Animal Husbandry Expo, na China; a Korea International Livestock Expo, na Coreia do Sul; a REAM, na Colômbia; e a VIV Africa. O calendário da Associação projeta também a passagem por três feiras nacionais: a FENAGRA, o SIAVS e a FIRA. Sete rodadas de negócios já estão no escopo de eventos nacionais e internacionais.
Outros quatro eventos técnicos internacionais estão previstos: o encontro da COSALFA, o Congresso EFPRA, o Workshop da FeedLatina, a Convenção Anual da NARA.
É a ABRA em ação.