COCCIDIOSE E PROGRAMAS DE PREVENÇÃO: COMO O TESTE DE SENSIBILIDADE AOS ANTICOCCIDIANOS PODE CONTRIBUIR NA REDUÇÃO DA CONVERSÃO ALIMENTAR DAS AVES?

A prevenção e controle de Coccidiose são fundamentais para o sucesso da produção avícola em todo o mundo. Os impactos financeiros relacionados ao uso de Ionóforos são pequenos, quando comparados aos estragos associados às perdas produtivas causadas pelas Eimerias. Estima-se que as perdas globais causadas por esse agente sejam próximas de U$14 bilhões (Blake et al., 2020a).

 

avipe
cobbgenetics
assesccont.com.br
LPN
previous arrow
next arrow

De maneira geral, as empresas realizam rotações anticoccidianas a cada 6 meses. Embora sejam realizadas, nem sempre seguem critérios técnicos relacionados à rotação entre classes de Ionóforos, por exemplo. É muito comum o uso de medicamentos para coccidiose em aves, como a Salinomicina na fase de crescimento, 21 aos 38 dias aproximadamente, e no próximo programa, é rotineiro que se use Monensina na mesma fase. Essa escolha não está pautada na rotação entre classes de Ionóforos, pois os dois Ionóforos citados acima são classificados como monovalentes, ou seja, ambos têm sua fortaleza de atuação na Eimeria Acervulina.

Essa prática é muito comum de se ver e, para auxiliar uma efetiva rotação, alguns países Europeus e os Estados Unidos, utilizam o Teste de Sensibilidade aos Anticoccidianos. Esse teste possibilita uma escolha mais assertiva do programa subsequente de Anticoccidianos, pois os testes são realizados para avaliar qual molécula apresenta sensibilidade ou resistência as Eimeiras em questão.

A equipe técnica da Zoetis Brasil vem trabalhando para difundir mais essa ferramenta no país para o controle de coccidiose em aves, pois aqui ainda é pouco utilizada. No gráfico 1, abaixo, é possível verificar os resultados de um dos AST’s realizados em 2022.

Gráfico 1: Conversão alimentar aos 21 dias nos diferentes tratamentos utilizados.

No tratamento controle negativo não foi utilizado anticoccidianos nem foi realizado desafio, ao contrário do tratamento controle positivo, onde as aves foram desafiadas e não tratadas. Além disso, fica evidente a performance superior do Decoquinato frente aos outros anticoccidianos para aves sintéticos puros, ou associados com Ionóforos (Controle Positivo, Nicarbazina + Salinomicina, Nicarbazina + Semduramicina, Nicarbazina + Narasina e Nicarbazina pura). Também foi demonstrado que o tratamento de coccidiose aviária com a Lasalocida apresentou conversão inferior aos tratamentos que foram usados Ionóforos (Monensina e Salinomicina), os três normalmente são usados na fase de crescimento. Além disso, a conversão alimentar do tratamento Lasalocida foi inferior aos tratamentos (controle positivo, Nicarbazina + Narasina e Nicarbazina).

Esses trabalhos trazem uma nova visão de qual molécula pode ser utilizada nos programas subsequentes de anticoccidianos, pois evidenciam a sensibilidade ou resistência dos anticoccidianos para aquele momento, podendo assim, potencializar os ganhos das agroindústrias.

Mais informações acesse: Painel da Avicultura da Zoetis

Fonte: Acessória de impressa 

Compartilhe:
avipe
cobbgenetics
assesccont.com.br
LPN
previous arrow
next arrow

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *