Iniciada algumas décadas atrás, por volta dos anos 1970, a vacinação das aves comerciais nos incubatórios representou um marco na indústria avícola. Anteriormente, as técnicas de administração que ocorriam exclusivamente a campo, eram muito variadas, imprecisas e até certo ponto tardias. Se pararmos para pensar que os desafios de campo se tornaram cada vez mais precoces, essa prática de imunizar as aves ainda nas idades mais tenras proporcionou um significativo avanço para o setor, potencializado, posteriormente, com o advento da vacinação in ovo. As inovações não se limitaram somente aos equipamentos e técnicas de aplicação. O surgimento de vacinas de imunocomplexo, vetorizadas, de deleção gênica, entre outras, têm se mostrado ferramentas seguras e eficazes no controle e prevenção das principais enfermidades que trazem prejuízos à avicultura industrial.
Utilizando um HVT (vírus de Marek) geneticamente modificado através da inserção de parte do gene da proteína F do NDV (vírus da doença de Newcastle), a Procerta HVT-ND, vacina vetorizada da Zoetis, assegura dupla proteção contra esses vírus permitindo uma otimização dos programas no incubatório. Pensando nessa eficácia, nós da Zoetis trabalhamos no desenvolvimento de vacinas com um vetor mais rápido, ou seja, vacinas com um menor onset of immunity, possibilitando assim o início da imunidade de forma mais precoce, trazendo ganhos ao produtor.
Para demonstrar, na prática, que proteção mais precoce gera melhores resultados, recentemente, o time técnico da Zoetis realizou trabalhos de campo em uma integração de frangos de corte no Nordeste do Brasil, comparando um programa contendo as vacinas Procerta HVT-ND + Poulvac Magniplex, frente a indicações semelhantes com soluções de outros laboratórios. Abaixo, você pode ver um resumo de um desses trabalhos (publicado na Conferência FACTA 2023), de como ele transcorreu e quais os resultados obtidos.
Utilizando-se duas diferentes opções de vacinas de imunocomplexo para proteção contra a doença de Gumboro, assim como vacinas vetorizadas para as doenças de Newcastle e Marek, o trabalho considerou os principais parâmetros produtivos, como GPD, viabilidade, conversão alimentar e FEP, além do custo de produção do Kg de frango (em R$/ton). Um grupo de aves (T01) teve como protocolo a combinação da Procerta HVT NDcom a já consagrada cepa V877 da Magniplex, vacina de antígeno-anticorpo da Zoetis. Já o segundo grupo (T02), utilizou vacinas de outro laboratório, sendo uma vacina rHVT-F, em conjunto com uma vacina de imunocomplexo cepa W2512. Ambos os protocolos foram realizados no incubatório, após o nascimento das aves, seguindo medidas rígidas de boas práticas buscando garantir a eficácia na aplicação. A avaliação transcorreu de maio a agosto de 2022 com mais de1,8 milhão aves alojadas e, durante curso da vida das aves, as condições de manejo e ambiência assemelhavam-se para ambos os tratamentos.
Ao final do trabalho, observou-se os melhores resultados, em todos os parâmetros avaliados, nos lotes vacinados com o programa Procerta HVT-ND + Poulvac Magniplex, podendo-se destacar uma menor mortalidade (3,41% menor) e melhor peso ao abate. Ressalta-se também a conversão alimentar média obtida nesses lotes, 5 pontos menor (1,558 x 1,563) que o programa concorrente, o que possibilitou um menor custo por tonelada de frango produzida (R$ 19,53/ton mais barato). Abaixo, segue o resumo das médias dos resultados por tratamento:
Figura 1 – Diferença das médias dos mínimos quadrados (lsmeans) de dois tratamentos com limites inferior (LL) e superior (UL) do intervalo de confiança de 95% (IC).
Dessa forma, podemos inferir que Procerta HVT-ND + Poulvac Magniplex entrega a proteção que seu plantel merece, aliada com melhores resultados financeiros.
Conheça as soluções de prevenção da doença de Gumboro.
POULVAC® MAGNIPLEX:
https://www.zoetis.com.br/pesquisa-de-produtos/produtos/poulvac-magniplex.aspx
POULVAC® PROCERTA HVT-ND: https://www2.zoetis.com.br/especies/aves/procerta-hvt-nd/
Autor: Antônio Neto – M.V Serviços Técnicos | Zoetis – Aves
Telefone: +55 (47) 99626-2463
E-mail: [email protected]