A vacinação In Ovo garante eficiência e imunidade precoces quando comparada ao método de vacinação subcutânea, porém exige uma série de cuidados para evitar que uma contaminação gere perdas após a transferência.
Para que a injeção in ovo possa inocular compostos biológicos ativos no interior do ovo, o procedimento tem que ser realizado de forma estéril e controlada.
No processo de injeção in ovo os embriões são vacinados e transferidos para o nascedouro, onde há condições que favorecem a proliferação bacteriana caso ocorra contaminação no momento da preparação da vacina e essa seja carreada para o sistema de injeção.
Precisamos levar em conta algumas premissas como local do preparo de vacinas, seu isolamento, pressão positiva, materiais adequados na estrutura. O preparo de vacinas precisa ser realizado por pessoa devidamente treinada, seguindo rigorosamente as técnicas de assepsia.
Os cuidados com assepsia no equipamento in ovo e a esterilidade no processo de preparo de vacina garantem a eficácia da vacina e evitam perdas no processo de eclosão.
Para saber mais sobre o sistema de vacinação da Zoetis, acesse o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=slafJdcWfBA
Autores:
J. Fernando Truzzi e Edson Ploncoski Médicos-Veterinários | Biodevices – Aves