Nordeste tem PIB com maior alta em 2022, segundo 4intelligence

Nordeste tem PIB com maior alta em 2022, segundo 4intelligence

 

avipe
cobbgenetics
assesccont.com.br
LPN
previous arrow
next arrow

De acordo com a estimativa realizada pela 4intelligence, startup de soluções que apoiam a tomada de decisão por meio da análise de dados, o Nordeste fechou o quarto trimestre de 2022 com o maior resultado registrado entre as regiões brasileiras, com alta de 0,9% no seu Produto Interno Bruto do Brasil (PIB). O resultado positivo foi alavancado pelo desempenho da Agropecuária e dos Serviços, com crescimento de 5,7% e 2,3%, respectivamente. O resultado anual acumulado do PIB fecha na casa dos 5,6%.

Em 2023, o Nordeste deve apresentar o desempenho mais negativo entre as regiões, com queda de 1,1%, após crescimento mais forte em 2022. O principal motivador é o setor de serviços, que deve dar maiores sinais de desaceleração em 2023, fruto de um cenário econômico mais restritivo.

Pelo lado da Indústria, o desempenho no último trimestre do ano foi praticamente neutro em relação ao trimestre anterior. No acumulado do ano, o setor industrial fecha com alta de 5,5%, atrás apenas de Serviços, que teve crescimento de 6,5%. Levando em consideração o último trimestre de 2022, o levantamento aponta que o segmento de Serviços cresceu 2,3% na região. Já o ramo do Comércio teve alta de 3,5% no trimestre, fechando o ano com alta de 6,5%, maior expansão registrada na região em 2022. A Agropecuária teve resultado positivo, com alta de 5,7%, frente à queda observada no trimestre anterior.

 

 

 

Compartilhe:
avipe
cobbgenetics
assesccont.com.br
LPN
previous arrow
next arrow

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *