Nutricionista e médica veterinária parceira do Instituto Ovos Brasil afirma que o alimento é também uma excelente opção de petisco
Nos últimos anos, a oferta de ovos para cães se tornou usual principalmente pelo aumento da demanda por dietas com alimentos naturais. A afirmação é da Médica Veterinária e Nutricionista Juliana Frias, que realiza projetos em parceria com o Instituto Ovos Brasil para a divulgação dos valores nutricionais deste alimento.
“Os donos de pets estão cada vez mais cuidadosos com a alimentação”, afirma a profissional que também tem outras especializações, como Terapia Nutricional, Nutrição Esportiva e Vigilância Sanitária de Alimentos, além de experiência na área de produção animal.
Mais uma ativista em prol da divulgação do ovo e seus nutrientes, Juliana Frias conta que a maioria dos cães ama comer ovos. “Essa ótima aceitação pelos cães está tornando o ovo um alimento habitual nas dietas com alimentos naturais. O ovo é uma excelente alternativa como petisco. É extremamente prático no seu preparo, além de ser uma opção de alimento saudável e ótima fonte de proteína inclusive muito barata e acessível”, afirma.
Valores Nutricionais
Juliana lembra que o ovo é um alimento rico em vitaminas, minerais e antioxidantes, se destacando pela grande quantidade de proteínas de alto valor biológico que confere uma alta digestibilidade, o que significa um grande aproveitamento por parte do organismo dos cães.
A proteína é um nutriente vital para os filhotes, auxiliando na formação de tecidos corporais (pele, músculos e pelo).
É extremamente importante que a quantidade de proteína ofertada ao longo da vida do cão seja efetiva, pois além de auxiliar no crescimento e desenvolvimento as proteínas também desempenham papel importante na formação de anticorpos.
As proteínas consistem em cadeias de aminoácidos, sendo que existem cerca de 20 aminoácidos diferentes. Alguns deles são classificados como aminoácidos essenciais.
“Os ovos possuem grande quantidade de aminoácidos essenciais, que são aqueles que o organismo não sintetiza, ou seja, eles devem estar presentes na dieta de forma balanceada para que sejam garantidos”, afirma ela.
Como oferecer ovo ao seu cão
O ovo é uma ótima, diferente e saborosa opção de alimento para substituir os snacks.
Além disso, Juliana Frias conta que acrescentar ovo misturado na ração pode ser uma estratégia muito interessante para algumas situações clínicas, tais como, ausência de apetite e complementação no aporte proteico quando a formulação da ração não atinge as necessidades do organismo.
Uma dieta com alimentos naturais, rica em proteínas de alto valor biológico e gorduras de boa qualidade, preserva o meio ácido no estômago dos cães auxiliando no processo de digestão e funcionando com uma barreira imunológica matando as bactérias presentes no ambiente.
O indicado é cozinhar os ovos para maior segurança do seu pet, porém, é possível ofertar ovo cru, com a validação do seu veterinário.
As cascas são extremamente ricas em minerais disponibilizando grande quantidade de cálcio principalmente para cães com dificuldade de comer ossos. Basta secar as cascas e triturá-las em um triturador ou liquidificador até que elas estejam em pó. Use esse pó para polvilhar na comida do seu cão.