Evento será realizado no dia 09 de agosto, com entrada franca, durante o SIAVS 2022, em São Paulo.
A Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) vai marcar presença no Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS) 2022, o maior evento da avicultura e da suinocultura do país, que reúne os maiores nomes das cadeias produtivas do agronegócio nacional em São Paulo. No dia 09 de agosto acontecerá o Simpósio ABCS, nas salas 1 e 2, com entrada gratuita, das 14 horas às 17h20. Para abordar tendências de mercado, consumo, alta gastronomia e manutenção da saúde animal, a Associação irá receber especialistas convidados para ministrar palestras completas e contextualizadas durante o primeiro dia de evento.
A abertura ficará por conta do presidente da ABCS, Marcelo Lopes, e do presidente da ABPA, Ricardo Santin, com o painel “Carne suína: tendência do mercado e experiências da alta gastronomia”, moderado pelo presidente da Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS), Valdomiro Ferreira Junior.
O segundo painel vai receber o chef de cozinha Jimmy Ogro, conhecido pelo trabalho de defesa e divulgação da carne suína, e também pelas participações no programa Mais Você ao lado da apresentadora Ana Maria Braga, com a palestra “De trivial à estrela da alta gastronomia: o caminho da carne suína”, que vai abordar a ascensão da proteína suína na culinária.
Na sequência, o especialista em agronegócio, Alexandre Mendonça de Barros vai falar sobre as tendências e perspectivas para a carne suína, além de abordar o mercado internacional, macroeconomia e fatores de impacto econômico como pandemia, lockdown, recessão e conflito Rússia x Ucrânia.
Entrando nos temas técnicos, o painel “A evolução da genética suína brasileira e o monitoramento sanitário”, será moderado pela diretora técnica da ABCS, Charli Ludtke, e trará as palestras “A importância da Estação Quarentenária de Cananéia no cenário nacional e internacional’, “Brasil, de importador a exportador de material genético” e “Importância do diagnóstico e monitoramento sanitário na produção de suínos”, conduzidas respectivamente pelos especialistas Flavia Mattos, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Gustavo Simão da Associação Brasileira das Empresas de Genética de Suínos (ABEGS) e Fábio Vanucci, da Universidade de Minnesota, Saint Paul/EUA.
A diretora técnica da ABCS, Charli Ludtke destaca a importância do evento. “Traremos temas estruturantes para aprimorar o nosso setor, para continuarmos resguardando a saúde do nosso rebanho e a segurança do alimento, e também para seguirmos sempre agregando valor a todos os elos da nossa cadeia. Nossa expectativa é receber cerca 300 participantes, entre produtores e outros profissionais que atuam nos diversos elos da cadeia da suinocultura”, declara.
Para acessar o evento é necessário realizar inscrição previamente! O cadastramento é gratuito e pode ser feito aqui.