Segundo dia de seminário na Expomeat teve como foco a saúde financeira do setor
Com foco na saúde financeira dos açougues, o segundo dia do seminário “Por um mundo com mais açougues do que farmácias”, realizado pelo Território da Carne (TC), na Expomeat 2024, na quarta-feira (24/9), reuniu especialistas para debater estratégias focadas em desempenho a longo prazo.
Ao tratar dos impactos da reforma tributária no setor de carnes, a advogada tributarista e fundadora da Kaliop Lima Advocacia, Kaliop Lima destacou ser imprescindível que, hoje, o responsável por gerenciar uma casa de carnes esteja alinhado às normas vigentes.
“O setor, como um todo, obteve um ganho significativo com a reforma tributária, que é a isenção de impostos para a carne; no entanto, ainda há muitas nuances que precisam ser estudadas e desmistificadas. Dentro de uma casa de carne vendemos diversos produtos derivados da proteína in natura e eles seguirão passíveis de tributação”, explicou a profissional.
Neste cenário, Kaliop alertou que este é o momento de “arrumar a casa”, recolhendo os tributos de forma adequada. “É de suma importância dizer não à sonegação. O mercado pode ser pequeno, mas há alternativas para pagar um imposto adequado e ainda obter lucro. Só assim podemos fazer com que o setor tenha força e possamos efetivamente buscar por mais benefícios”, aconselhou.
Comparação com o setor de farmácias
Já a zootecnista e CEO do Território da Carne, Andrea Mesquita, ao apresentar a palestra tema do seminário: “O segredo por trás do mercado farma que está transformando o varejo de carnes brasileiro”, fez um comparativo entre os setores, destacando estratégias alinhadas à experiência do consumidor – algo muito claro nas redes brasileiras de farmácias.
“Esses dois mercados são distintos, mas estão lado a lado quando pensamos em varejo, por isso é importante identificarmos onde os açougues estão falhando. Em dois anos, o número de farmácias cresceu 9,9% no Brasil, somando mais 90 mil unidades e o principal motivo desse salto é a forma estratégica com que o setor se posiciona”, analisou.
Segundo Andrea, as redes de farmácias levam em consideração diferentes fatores para chamar a atenção dos clientes, como localização, desenvolvimento de fachadas e áreas internas atrativas, elaboração de um processo assertivo de compra de mercadorias, mão de obra e formação de preços objetivas, gestão de informações, padronização de processos, busca contínua por ações de fidelização, proximidade com o digital e delivery, além do foco em educação continuada.
“As farmácias são um grupo, ou seja, trabalham unidas e assim desenvolveram um sistema muito eficaz de negócio baseado em dois pontos: disponibilidade e velocidade na troca de informações e análise de dados – a grande lacuna entre o varejo de farma e o varejo de carnes. Se não temos isso, não podemos tomar decisões objetivas e, consequentemente, todas as outras coisas derivam desses pontos”, afirmou.
Gestão administrativa e financeira de açougues
Para contornar deslizes administrativos, o sócio-diretor da PerFreitas Gestão Administrativa e Financeira, Matheus Freitas pautou erros frequentes dentro dos açougues e que devem ser evitados, como falta de conhecimento financeiro do próprio negócio, movimentações e operações mínimas, como garantia de recebimento, conciliações bancárias e conferência financeira, e desatenção com o fechamento mensal.
“Muitas vezes, o açougueiro só pensa em corte, carne e compra e esquece do que acontece por trás das cortinas, como a administração financeira e o RH. Conhecer os próprios números é o primeiro, e grande passo, para entender a necessidades dessas duas frentes e dar ainda mais tempo de vida para os negócios, com qualidade e retorno efetivo”, alertou.
Último dia de programação
Em três dias de evento, que termina nesta quinta-feira (26), o Território da Carne oferece ao público da Expomeat 2024 10 palestras sobre temas estratégicos para quem atua no varejo de carnes.
Além das apresentações, o Território da Carne preparou um espaço cenográfico com itens que todo empresário do ramo precisa conhecer: o “Futuro Açougue”. O ambiente inovador reúne novidades e tendências, como fatiadora de peito de frango, hamburgueira e balança à prova d’água. A iniciativa permite que os visitantes tenham a oportunidade de conhecer detalhes do que se espera de uma loja do varejo de carnes, como carnes cuidadosamente porcionadas, identificadas e embaladas a vácuo, o que impacta diretamente na redução das perdas.
Atento ao desempenho dos profissionais do setor, o Território da Carne ainda disponibiliza um espaço de negócios, que conta com a participação das empresas Alba Beef, Frigorifico Rio Maria, Divina Valle, Grupo Esteio Pecuária, Imperador Carnes e Joel Carnes.
Para Andrea, essa diversidade de ações é a forma mais efetiva de mostrar como os diferentes elos do setor podem se desenvolver. “Juntos, mostraremos como os açougues podem prosperar com gestão, operação e vendas”, finaliza.
Sobre o Território da Carne
Fundada pela zootecnista Andrea Mesquita, a Startup com foco em geração de negócios dentro da cadeia de proteína bovina através da educação, Território da Carne nasceu com o principal propósito de reduzir as perdas deste importante alimento principalmente dentro, mas também fora dos açougues. Seu objetivo é auxiliar na forma como é feita a administração do comércio, nas avaliações de qualidade do produto, na capacitação do time, no posicionamento digital, bem como na escolha de fornecedores certos, auxiliando nas decisões de compra do empresário, entre outros aspectos importantes dentro do negócio.
Já passaram pelo ecossistema da empresa centenas de proprietários, gestores, empreendedores, administradores, gerentes de serviço, consultores e empreendedores do varejo, indústria e do campo que atingiram melhores resultados através de metodologias próprias, elaboradas pela empresária. Sua frente de trabalho está baseada em quatro pilares: Compreensão da Cadeia, Aumento da Eficiência, Consumo + Consciente e Busca por Excelência. Mais informações: https://www.oterritoriodacarne.com.br/
FONTE: Assessoria de imprensa