Associação Baiana de Avicultura promove campanha de conscientização sobre a Influenza Aviária

Preocupados com o avanço da Influenza Aviária na América do Sul, a Associação Baiana de Avicultura em parceria com o Comitê Estadual de Sanidade Avícola, presidido pelo veterinário André Pazzos, o Sistema FAEB SENAR e a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia juntaram para fazer um panfleto com informações direcionadas aos produtores de frango.

A Influenza Aviária é uma doença considerada como exótica, ou seja, inexistente no Brasil, mas como ronda o nosso continente é eminente ressaltar junto aos associados e produtores em geral o reforço com as informações de biosseguridade.

Juntos as instituições conseguem distribuir o material ao maior número de produtores possível, bem como secretários de agricultura, sindicatos, associações e técnicos de campo também. “Nesse momento o mais importante é ter o conhecimento nivelado, não só entre técnicos e veterinários, mas também entre os pequenos produtores, seja de frango de corte, postura ou mesmo caipira”, afirma Patricia Nascimento, Diretora Executiva da Associação Baiana de Avicultura.

Em paralelo, seguindo as normativas estabelecidas no Novo Plano de Vigilância de Influenza Aviária (IA) e Doença de Newcastle (DNC), a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) iniciou as atividades do Programa de Sanidade Avícola (PSA), visando a prevenção contra a introdução dessas doenças para proteger o plantel no Estado. Atualmente o plantel avícola conta quase 30 milhões de aves e por isto se encontra entre os 10 maiores produtores do país. Em recente análise técnica realizada através de uma auditoria do Ministério da Agricultura (MAPA) o estado da Bahia obteve avaliação acima da média proposta pelo órgão.

Fonte: ABA

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *