COCCIDIOSE EM AVES: IMPACTOS E CARACTERÍSTICAS DA DOENÇA

Novos cálculos financeiros sugerem que os custos envolvidos com prevenção, tratamento e impactos nos resultados zootécnicos devido à coccidiose podem chegar a R$0,76 por frango produzido ao ano no mundo e cerca de R$6,5 bilhões ao ano no Brasil.

Entre as nove espécies que podem infectar galinhas, apenas cinco são consideradas patogênicas: E. acervulina, E. brunetti, E. maxima, E. necatrix e E. tenella. Em perus, somente quatro das sete espécies existentes são patogênicas: E. adenoeides, E. meleagrimitis, E. gallopavonis e E. dispersa.

As coccídeas são hospedeiro-específica, ou seja, as que infectam galinhas não infectam perus e vice-versa. E não há imunidade cruzada entre as espécies. É comum ocorrer infecção simultânea por mais de uma espécie de Eimeria, e cada uma tem preferência por parasitar uma região do intestino das aves.

ENTENDENDO MAIS SOBRE A EIMERIA E COMO SURGE A COCCIDIOSE

O ciclo de vida das Eimerias varia de quatro a sete dias, conforme a espécie, com multiplicação assexuada (merogonia ou esquizogonia), sexuada (gametogonia) dentro das células do hospedeiro e novamente assexuada no meio ambiente (esporogonia).

Cada espécie de Eimeria coloniza, preferencialmente, uma região do trato intestinal e possui características e severidade de lesões diferentes. Entre as principais ferramentas de diagnóstico da coccidiose em aves está a análise macroscópica do intestino, através de necropsias, e a classificação das lesões encontradas em escores que variam de 0 a 4. Abaixo vemos alguns exemplos de lesões de acordo com a localização entre as diferentes espécies:

O conhecimento dos agentes causadores da coccidiose aviária, assim como seu diagnóstico, é primordial para a escolha das melhores ferramentas para o controle dessa doença que causa impactos negativos na avicultura industrial previamente citados.

Todos os anticoccidianos possuem pontos fortes e pontos de atenção e estes devem ser considerados conforme a espécie de coccídea de maior prevalência, severidade das lesões intestinais e desempenho zootécnico dos lotes de cada complexo avícola.

Conheça nossas soluções de controle da doença por meio dos nossos anticoccidianos.

Avatec: https://www.zoetis.com.br/pesquisa-de-produtos/produtos/avatec-20.aspx

Deccox: https://www.zoetis.com.br/pesquisa-de-produtos/produtos/deccox-6.aspx

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *