Com auxílio da tecnologia e conquistando mais oportunidades, trabalhador rural vem moldando suas atividades

 

Uma das engrenagens na produção de alimentos e de serviços no Brasil, o trabalhador e a trabalhadora rural têm neste 25 de maio um dia dedicado a eles desde 1964. A força deste destas pessoas que dão vida ao nosso mundo rural, seja nas zonas rurais, campos e fazendas, pode ser vista na mesa do brasileiro e ganha o mundo através das exportações.

Mais do que uma força, essas pessoas vêm modificando suas atividades a cada ano. Com uma mão de obra cada vez mais qualificada, a tecnolofia se faz presente e o perfil do homem do campo também vem diversificando, com o trabalho sendo passado de pai para filho de forma constante.

Os números mostram bem toda essa evolução. Segundo o último o levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) sobre a população que trabalha com o agronegócio, para cada pessoa que trabalha no campo, existe uma outra na cidade trabalhando diretamente com o agronegócio.

O mesmo levantamento aponta que o agronegócio foi responsável pela ocupação de 17,3 milhões de pessoas no Brasil em 2020. Como citado, o perfil de quem trabalha no campo também vem se moldando, com mais jovens e mulheres se tornando pilares nas diversas atividades.

De acordo com o último Censo Agropecuário realizado pelo IBGE, o jovem agricultor representa 9,48% da população rural. No caso das mulheres, os números também são muito animadores. Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) em 2020, 59,2% das mulheres que atuam na área são proprietárias ou sócias, 30,5% fazem parte da diretoria, são gerentes, administradoras ou coordenadoras e 10,4% são funcionárias e colaboradoras.

Deu para perceber, não é? Trabalho rural é sinônimo de força, que vem se lapidando com jovens e mulheres que contam com muita tecnologia e visam as oportunidades. Neste dia 25 de maio, o Instituto Ovos Brasil parabeniza a todos os trabalhadores e trabalhadoras rurais deste país pelo empenho e dedicação de cada dia.  

Fonte: Assessoria Instituto Ovos Brasil

Compartilhe:

Deixe um comentário