Aconteceu em 16/10/2020, o 2º Concurso de Qualidade de Ovos – Avicultura do Nordeste, para as categorias ovos brancos e vermelhos e ovos de codornas.
No total, 14 granjas de galinha e 2 de codornas, sendo: 11 amostras para ovos brancos, 08 para ovos vermelhos e 02 para ovos de codornas que participaram do concurso.
As amostras de ovos foram entregues no dia 15/10/2020, em São Bento do Una-PE, na Escola Técnica Estadual Eduardo Campos. Já a avaliação aconteceu na EPE Produtos Agropecuários (parte no laboratório, outra em um ambiente preparado), no município de Garanhuns-PE.
Os ovos foram avaliados em três etapas, na primeira etapa, os ovos foram avaliados na Máquina Digital Egg tester e as cinco melhores amostras foram classificadas para as seguintes; na 2a etapa foram avaliados os parâmetros de qualidade externa do ovo; na 3a etapa procede-se com a avaliação de qualidade interna. O somatório de pontos obtidos nas três etapas.
A equipe de jurados era composta por zootecnista e médicos-veterinários com experiência na área de avicultura de postura.
Também agradecemos a AVES e COOPEAVE, onde, através do regulamento criado por eles, pudemos adequar para a nossa realidade e conseguimos realizar um evento com as mesmas características de um evento que tem uma repercussão nacional.
‘Em 2019 realizamos a primeira edição do concurso e já na segunda, em 2020, percebemos tecnicamente melhorias das amostras e maior entusiasmos dos produtores para participarem. As diferenças entre os três melhores colocados, em ambas categorias, foram pequenas, o que indica que os produtores estão cada vez mais produzindo ovos de maior qualidade. Estas sinalizações confirmam que o Concurso de Qualidade de Ovos – Avicultura do Nordeste terá novas edições.’, pontua Danilo Cavalcante, coordenador do concurso.
“É importante também, lembramos do apoio de todas as empresas que estiveram apoiando e patrocinado, sem elas seria impossível realizarmos”. Eduardo Valença, planner do evento.