Entidades e Serviço Oficial se reúnem para avaliar o ano de entrada da I.A. em aves silvestres no RS

Na última sexta feira 06 de outubro gestores do Comitê de Enfrentamento e Prevenção a Influenza Aviária do RS e Fundesa se reuniram na sede da O.A.RS (Asgav/Sipargs) para uma avaliação das atividades no ano de 2023 e definir novas ações e diretrizes para os próximos meses e próximo ano.

Passados 10 meses do ano de 2023, marcado pela entrada da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) no Brasil, gestores do comitê de enfrentamento e prevenção a Influenza Aviária se reuniram para uma análise retrospectiva do ano, avaliando as ações e atividades realizadas e definindo novos passos para o fortalecimento da defesa sanitária no estado.

Na ocasião, representando o Ministério da Agricultura participaram o Dr. Luiz Otávio Amaro da Silveira, Auditor Fiscal Federal Agropecuário do Serviço de Fiscalização de Insumos e Saúde Animal e a Dra. Tais Barnasque, Auditora Fiscal Federal Agropecuário do Departamento de Saúde Animal, onde fizeram um report das ações e atividades realizadas no ano destacando a interatividade do Serviço Veterinário Oficial e iniciativa privada frente às diversas ações realizadas e que garantiram o isolamento e erradicação do único foco de I.A em aves silvestres detectado nas proximidades da reserva ecológica do Taim.

A Dra. Ananda Kowalski e Dra. Grazziane Rigon, Fiscais Estaduais Agropecuários da SEAPI/RS, fizeram uma avaliação das ações realizadas reiterando a importância da interatividade entre Serviço Veterinário Oficial e setor avícola, mas também fizeram algumas ponderações sobre a necessidade de melhor eficácia na adoção das medidas de biosseguridade em alguns estabelecimentos avícolas.

Por parte do FUNDESA, o Presidente Rogério Kerber registrou que o fundo sempre atendeu com prioridade as demandas do Serviço Veterinário Oficial e Iniciativa Privada para ações de enfrentamento da I.A e que continua a disposição para manter o respaldo no que se refere a recursos e mobilização.

O Presidente do Conselho Diretivo da Organização Avícola do RS (Asgav/Sipargs), Nestor Freiberger, também fez suas avaliações do ano e reforçou que é preciso união de esforços para proteger nossa avicultura e a sanidade avícola que é um patrimônio para o estado do Rio Grande do Sul e do Brasil.

O Secretário adjunto da SEAPI/RS, Dr. Márcio Madalena, registrou a importância de comunicar para o exterior ações e programas de sanidade que são adotados no Estado e que tem garantido a sanidade no plantel avícola comercial.

 

“Este encontro cumpriu com o propósito previamente definido, pois conseguimos avaliar as atividades realizadas até o momento no que se refere ao enfrentamento à Influenza Aviária e definir outras atividades que farão parte de nossas ações futuras”, comentou José Eduardo dos Santos – Presidente Executivo da O.A.RS (Asgav/Sipargs)

 

Durante a reunião também foi abordado os casos recentes de I.A em animais marinhos, onde SEAPI, MAPA e Prefeituras das regiões onde foram encontrados os animais estão adotando as medias necessárias para isolamento e contenção de possíveis focos.

Fonte: Comunicação ASGAV/SIPARGS – OARS

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *