De 26 a 28 de março aconteceu o XVII Congresso de Ovos da Associação Paulista de Avicultura, com uma programação extensa, temário extremamente bem elaborado e público muito expressivo. Além, é claro, da sensacional abertura proferida pelo presidente do Congresso, nosso querido Professor Benedito Lemos, que resgatou brilhantemente a história dos congressos anteriores paralelamente ao desenvolvimento da avicultura de postura no Brasil.
Ricardo Santin, Presidente do Conselho Diretor do IOB e Diretor Executivo da ABPA, foi convidado a compor a mesa de abertura do Congresso de Ovos junto às autoridades presentes: Secretário de Agricultura de São Paulo, Gustavo Junqueira, o Coordenador de Defesa Agropecuária de São Paulo, Eduardo Camargo, o Prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, a ex-Secretária de Agricultura, Mônika Bergamaschi, José Paulo Meirelles Körs, representando a Dra. Irenilza Nääs, presidente da FACTA e o anfitrião, Presidente da Associação Paulista de Avicultura, Erico Pozzer.
Santin aproveitou a oportunidade para relembrar o aumento do consumo de ovos registrado em 2018, que alcançou 212 unidades per capita. Ele falou também sobre as perspectivas de comercialização no ano de 2019 frente à economia e sobre o equilíbrio no alojamento de pintainhas.
O Instituto Ovos Brasil realizou no dia 25 de março sua Assembleia Geral Extraordinária com o objetivo de realizar a prestação de contas do exercício de 2018, planejamento de ações de marketing para a Semana do Ovo 2019, para receber sugestões para ações do ano corrente e apresentar os resultados de mídia e o planejamento anual da entidade. Foi um ano muito importante, já que a meta estabelecida no ano da fundação do IOB era alcançar o consumo per capita de 208 ovos em 10 anos e chegamos aos 212!
Em 2018, o foco foi a saúde e alimentação da mulher, além da continuidade das ações com as crianças, nossas consumidoras do futuro, com os atletas, os maiores consumidores do produto ovo, com os idosos, que são os que mais precisam e dependem de nossa proteína e tantos nutrientes em que o ovo é rico. Também prosseguimos esclarecendo dúvidas de nutricionistas e com a classe médica, os grandes formadores de opinião sobre este alimento. As parcerias com as entidades estaduais se fortaleceram e conseguimos divulgar grandes ações em prol de nosso segmento e, desta forma, impactar nossos consumidores de maneira muito positiva, em mais uma semana do ovo memorável.
Acesse nosso relatório anual de 2018: http://www.ovosbrasil.com.br/site/relatorio-anual-2018/.
Também durante o evento, produtores se reuniram para discutir o cenário atual do mercado e perspectivas. Ricardo Santin apresentou números atualizados do setor, e esta apresentação foi posteriormente compartilhada pelos produtores nas redes sociais.
Sobre o IOB
O Instituto Ovos Brasil é uma entidade sem fins lucrativos criada em 2007 com objetivo de esclarecer a população sobre as propriedades nutricionais do ovo e os benefícios que este alimento proporciona à saúde, além de desfazer mitos sobre seu consumo. O IOB tem atuação em todo o território nacional e hoje é referência em informação sobre ovos no Brasil. O site da instituição (www.ovosbrasil.com.br) reúne campanhas, dados, pesquisas e artigos de credibilidade para o público em geral e profissionais das mais diversas áreas.
Via: Assessoria de Imprensa IOB