Organização Avícola do RS promove reunião extraordinária setorial

Objetivo foi debater o caso de Influenza Aviária em aves silvestres no RS


A Organização Avícola do RS (Asgav/Sipargs) promoveu a VI Reunião Setorial Extraordinária na terça-feira (30/05) com o objetivo de debater e atualizar informações sobre a confirmação de foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (H5N1) em aves silvestres na Estação Ecológica do Taim, localizada no sul do Estado. O encontro técnico teve a participação de representantes da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), dirigentes, produtores e técnicos de empresas associadas. Na abertura da reunião, o presidente executivo da entidade, José Eduardo dos Santos, agradeceu presença de todos, destacando a mobilização do setor avícola para tratar de assunto de extrema importância, que é a manifestação da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) no

Estado. “Tínhamos consciência da probabilidade de termos casos de IAAP no RS em aves silvestres e por isso as medidas de biosseguridade foram reforçadas para defender os criatórios. Mas também sabemos do alto poder de disseminação dessa enfermidade que vinha se alastrando e chegou ao nosso país. Vamos intensificar os esforços diante desse caso”, disse o dirigente.

Na sequência, o superintendente do MAPA no RS, José Cleber, e o secretário Adjunto da
Secretária de Agricultura no RS, Márcio Madalena, manifestaram apoio ao segmento avícola. A diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da SEAPI, Rosane Collares, fez um breve resumo da situação e informou sobre o plano de atividades e trabalho integrado, que já está sendo aplicado, envolvendo SEAPI, MAPA, CMBIO, Polícia Ambiental da Brigada Militar (Patram). A médica veterinária e auditora fiscal estadual agropecuária, Ananda Kowalski, apresentou as ações do serviço oficial na estação ecológica do Taim que conta com diversas equipes atuando na vigilância de aves silvestres, mas também na orientação de diversas propriedades rurais na região, a fim de instruir os moradores sobre a doença e a necessidade de notificação de casos suspeitos e assim evitar a proliferação para outras áreas.

O presidente da ABPA, Ricardo Santin, ressaltou que o setor avícola do RS e dos demais estados do Brasil estão dedicando empenho total para enfrentar essa conjuntura e que houve ampliação de ações de defesa sanitária. “A Influenza Aviária é um grande desafio e precisamos trabalhar alinhados para conter o avanço da doença e impedir que atinja as aves domésticas ou a produção comercial”, destacou.

A coordenadora do Programa Nacional de Sanidade Avícola do MAPA no RS e auditora fiscal federal Agropecuária, Tais Oltramari Barnasque, salientou a agilidade e a qualidade no trabalho do serviço oficial do RS em relação às notificações de casos suspeitos detectados na região. “Estamos muito atentos e trabalhando de forma conjunta, setor público e iniciativa privada, visando ações rápidas e responsáveis”, comentou.
A ASGAV participa ativamente no grupo estratégico de enfrentamento e prevenção à Influenza Aviária instituído por órgãos oficiais de defesa sanitária.

Fonte: Comunicação ASGAV/SIPARGS – O.A.RS
Contato: (51) 3228.8844 / (51) 9.8600-9684 – [email protected]

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *