Ovo – O alimento da família brasileira!

 

 

Há tempos que o ovo perdeu o posto de “vilão” e se tornou um alimento que promove saúde. Sem dúvidas nenhuma é o alimento mais completo depois do leite materno, o mais versátil e o mais acessível para a população de todas as classes sociais.

 

Em tempo de crise e com preços de outras proteínas nas alturas, a população tem consumido mais ovo em seu dia a dia, resultando com um aumento de consumo expressivo. O brasileiro tem consumido mais ovos. A prova disso é que o consumo per capta está em 230 ovos, com previsão de chegar aos 250 ovos ao final de 2020.

 

As pessoas entenderam definitivamente que o ovo é uma fonte de proteína importante e faz parte do grupo de alimentos de origem animal, mas é bom que as pessoas saibam que além de proteína, o ovo oferece muitos nutrientes que incrementam o dia a dia.

 

A gema contém luteína e zeaxantina, dois carotenoides com ação antioxidante que protegem os olhos da luz. Além disso, estudos promissores demonstram a ação antioxidante e protetora no cérebro.

 

Tiamina, riboflavina, piridoxina, ácido fólico, vitamina B12 e colina são vitaminas do complexo B encontradas na gema; A colina está presente em grande quantidade e tem uma importância fundamental no organismo, pois é responsável pela transmissão do impulso nervoso, participa da formação da memória no cérebro, protege o fígado e está relacionada a prevenção de doenças cardiovasculares.

 

O que mais tem na gema? Vitaminas lipossolúveis – A, E, K e um dos poucos alimentos que possui vitamina D na composição. Estas vitaminas são facilmente absorvidas, já que a gema contém gorduras e aproximadamente 66% delas são mono e poli-insaturadas.

 

Em relação aos minerais, além do ferro, magnésio, manganês, cálcio, fosforo, a gema contém uma grande quantidade de selênio, um importante mineral com ação antioxidante.

 

O ovo é um composto naturalmente perfeito, rico em nutrientes e alinhada a uma alimentação equilibrada pode promover a saúde. É um alimento saboroso, prático e versátil, além de fazer muito bem a saúde.

Ovo, o alimento mais presente em todas as cozinhas brasileiras!

Durante o mês de outubro, estamos trabalhando a Semana do Ovo. Use a “hashtag” #OvoÉbomEfazBem. Publique fotos e vídeos com ovos e marque o IOB em suas redes sociais – @InstitutoOvosBrasil.

Referências:

USDA- National Nutrient Database For Standard Reference, Release 1, April, 2018.

Vishwanathan R et al. Macular pigment optical density is related to cognitive function in older people. Age Ageing. 2014 Mar;43(2):271-5.

Mohn E, Johnson E.  Lutein_and_Cognition_Across_the_Lifespan .Nutrition Today Volume 52, Number 4, July/August 2017

 

Fonte: Assessoria IOB

Compartilhe:

Deixe um comentário