Sistema de monitoramento evitou perda de plantel

 

Proprietário de aviário foi alertado pelo SenseHub Poultry, da MSD Saúde Animal, sobre a elevação do CO2 em sua granja e conseguiu evitar o pior

Janeiro de 2024 – Proprietário de granjas no município de Itaipulândia (PR), Jonas Nadam Konradt, faz visitas constantes aos seus quatro aviários, mas quando precisa se ausentar conta com a ajuda do sistema de monitoramento SenseHub Poultry, da MSD Saúde Animal, que oferece informações detalhadas sobre o plantel em tempo real.

Recentemente, enquanto almoçava em casa, tomou um susto ao acessar a plataforma SenseHub pelo celular e constatar que o nível de CO2 de um dos aviários, que abriga 20 mil animais, estava acima do normal. Ele imediatamente se dirigiu até o local, resolvendo o problema a tempo de evitar o prejuízo. “Eu tenho o costume de, várias vezes ao dia, acompanhar o lote via SenseHub Poultry, e foi então que percebi que a medição do CO2 estava muito alta. Fui ao aviário e vi que a ventilação não estava acontecendo. Sem a plataforma SenseHub Poultry eu não teria percebido. O sensor de CO2 é o que mais tem me ajudado”, relata o produtor.

O médico-veterinário Luiz Felipe Moura de Sousa, coordenador de Território no segmento de Avicultura da MSD Saúde Animal, explica que, numa situação como a ocorrida no aviário de Konradt, a partir de 15 minutos já é possível haver mortalidade. “Se o problema não fosse detectado rapidamente, ele poderia perder todo o plantel”, diz.

Konradt trabalha junto com a esposa, Lucimara Keiber, e os três filhos para administrar o plantel de 80 mil aves. Ele utiliza o sistema SenseHub Poultry há um ano, em parceria com a Lar Cooperativa, da qual é associado. “Não diminuí as idas às granjas, mas nos momentos em que estamos em casa, à noite ou na hora do almoço, podemos acompanhar tudo pelo SenseHub Poultry. Antes, o monitoramento era ir ao aviário e quando ia para casa ficava totalmente sem verificação até voltar no dia seguinte”, diz. Ele ainda acrescenta que seu manejo tem sido mais eficiente e que observa melhoria nos resultados financeiros.

Os sensores colhem dados de consumo de água, temperatura, umidade, pressão, CO², iluminação e pesagem das aves e enviam para a plataforma SenseHub Poultry que é acessada pelos técnicos da MSD Saúde Animal e pelo produtor. “O sistema nos apresenta os gráficos com diversos parâmetros, por exemplo, o peso que as aves realmente possuem no dia e, de acordo com a previsão de peso e idade que a empresa nos passa, a ferramenta mostra quando a ave vai atingir esses níveis. Ou seja, além de exibir dados em tempo real, dá previsibilidade para o abate”, explica o médico-veterinário.

As informações são coletadas pelo sistema por meio de sondas e balanças instaladas nos aviários. “Temos uma sonda para cada mil aves. Normalmente o que a gente encontra no mercado é uma sonda para cada 10 mil aves, em média”, acrescenta o coordenador da MSD Saúde Animal.

Entretanto, para além dos aspectos tecnológicos, o destaque está no suporte humano, com uma equipe da MSD Saúde Animal de 35 profissionais situados no Brasil, Israel e Reino Unido, que oferece assessoria aos clientes. “Temos profissionais altamente qualificados que analisam os dados, identificam o que está fora do padrão e as oportunidades de melhorias, e levam essas informações diariamente para o produtor. Não existe nenhuma plataforma no mercado que faça esse trabalho”, comenta o profissional.

Tudo o que a equipe da MSD Saúde Animal visualiza na plataforma, o produtor também vê por meio do computador, celular e demais suportes. O SenseHub Poultry ainda oferece comparativos de lotes atuais com os de períodos anteriores, o que possibilita observar os pontos deficientes e aqueles em que houve melhoria, com emissão de relatório de produtividade. Em linhas gerais, a plataforma ajuda o produtor a fornecer melhor ambiência para as aves, com bem-estar animal adequado e impactos positivos na rentabilidade financeira do negócio.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *